TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Banco De Dados

Trabalho Escolar: Banco De Dados. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/1/2015  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 2

1. Introdução

O cenário atual, em relação à persistência de dados, passa por um momento onde é possível observar o modelo relacional como o mais difundido, senão o mais usado.

Constantemente, até mesmo os profissionais da área preferem se tornarem céticos usuários dos Sistemas de Gerenciamento de Bancos de Dados (SGBD) puramente relacionais, para resolver problemas com estruturas muito dispares ao paradigma relacional, causando limitações e trabalho excessivamente desnecessário.

Ferramentas NoSQL fornecem meios mais eficientes de armazenamento de grandes volumes de dado, além de mecanismos de pesquisa de baixa latência, fatores importantes que precisam ser considerados durante a escolha de uma solução de armazenamento de dados.

1.1. O que é NoSQL

Não se trata apenas de uma linguagem, mas sim de um conjunto de ferramentas e estruturas. Esse conjunto consiste em diversas tecnologias capazes de resolver certos problemas de forma mais específica, abordando cada cenário de uma forma bem particular.

Contudo, o objetivo do NoSQL não é substituir a linguagem SQL, como muitos pensam. Sua proposta é (como o nome denomina: not only SQL – não apenas SQL) usar também modelos não-relacionais, para trazer a melhor solução para um determinado problema.

1.2 Surgimento do NoSQL

É uma ironia incrível que o termo “NoSQL” tenha feito sua primeira aparição no final da década de 1990 com o nome de um banco de dados relacional de código aberto (open source) [Strozzi NoSQL]. Liderado por Carlo Strozzi, esse banco de dados armazena suas tabelas sob a forma de arquivos ASCII, e cada tupla é representada por uma linha com os campos separados por tabulações. O nome vem do fato de que o banco de dados não utiliza SQL como uma linguagem de consulta. Em vez disso, ele é manipulado por meio de shell scripts, que podem ser combinados em encadeamentos (pipelines) no Unix. Apesar da coincidência na terminologia, o NoSQL de Strozzi não teve influência sobre os bancos de dados atuais relacionados ao NoSQL.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com