TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COLETA DE DADOS ESTATÍSTICOS

Tese: COLETA DE DADOS ESTATÍSTICOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2013  •  Tese  •  2.344 Palavras (10 Páginas)  •  787 Visualizações

Página 1 de 10

ETAPA 1

Estatística é a ciência que se ocupa de coletar, organizar, analisar e interpretar dados a fim de tomar decisões e tem por objetivo fornecer métodos e técnicas para lidarmos com situações sujeitas a incertezas. A palavra estatística é derivada da palavra latina “status”, que significa estado. A estatística é a ferramenta que permite extrair dos dados informações para que as decisões sejam tomadas, de forma a minimizar os riscos possíveis.

Apesar de relativa jovialidade na área de pesquisa, é possível encontrar um histórico de estatística na antiguidade onde operações de contagem populacional já eram utilizadas para a obtenção de informações sobre os habitantes, riquezas e poderio militar dos povos.

Para a elaboração de estatística é preciso, antes de tudo, colher alguns dados, que são informações provenientes de observações, contagens, pesquisas ou medidas. Os dados são separados em dois conjuntos principais:

População: é o conjunto de todos os resultados, respostas, medidas, ou pesquisas que são de interesse.

Amostra: é um subconjunto da população.

Outro termo muito usado nas estatísticas é o Parâmetro, que é uma descrição numérica de uma característica da população.

A estatística pode ser dividida em duas áreas:

Estatística Descritiva: é a parte da Estatística que tem por objetivo descrever dados observados.

Estatística Inferencial: é a parte da Estatística que tem por objetivo obter e generalizar conclusões para a população a partir de uma amostra, através de cálculos de probabilidade.

Os dados podem ser qualitativos ou quantitativos. Os dados qualitativos representam característica de qualidade (ou atributo) associada ao item pesquisado. Por exemplo, podemos classificar um produto em: bom, razoável ou ruim.

Os dados quantitativos consistem em medida ou contagem numéricas. Por exemplo, o número de produtos produzidos por uma máquina em um determinado período de tempo pode ser 0,1,2,3,4,... Neste caso, os dados observados formam um conjunto finito (ou enumerável) de números. Geralmente, quando contamos defeitos, temos dados quantitativos discretos.

Outra característica dos dados é o nível de medida. O nível de medida determina quais cálculos estatísticos são estatísticos e quais são significativos. Os quatro níveis de medida, do mais baixo para o mais alto são: nominal, ordinal, intervalar e racional.

Hoje em dia, os dados coletados são armazenados de forma magnética e podendo ser disponibilizados em vários sistemas de informações sendo acessíveis desde pesquisadores e organizações à pessoas comum.

COLETA DE DADOS ESTATÍSTICOS

Os estudos das estatísticas têm como matéria-prima os dados de observação, que podem ser originados de várias fontes podendo ser coletados de duas formas:

- Enumeração: referentes a uma variável discreta.

- Mensuração: referentes a uma variável contínua

A coleta de dados pode ser dividida em contínua, periódica ou ocasional.

- Coleta de dados contínua: Quando os eventos que acontecem durante um determinado assunto são registrados à medida que acontecem;

- Coleta de dados periódica: acontecem de tempos em tempos, como por exemplo o censo do Brasil;

- Coleta de dados ocasional: são realizados sem o compromisso de uma continuidade ou periodicidade.

Nos estudos que são realizadas coletas de dados contínuas ou periódicas o interesse é a enumeração total. A estatística participa apenas no seu aspecto descritivo de apresentação de dados.

Os dados são obtidos pelo próprio pesquisador, utilizando dados já existentes (dados secundários) ou através de levantamentos (dados primários) e experimentos.

O pesquisador pode querer descrever o conjunto, mas o mais comum é ele querer fazer inferências a partir de amostras do total. Dessa forma a estatística participa no processo de fazer a inferência e planejar como a mesma será realizada. Nos levantamentos, como os utilizados nas pesquisas de saúde pública, a estatística indica a forma de amostragem que permite uma inferência sobre o todo. Nos experimentos ela fornece o delineamento mais adequado em cada estudo.

Qualquer que seja a forma de obtenção de dados eles estarão no final do trabalho, desorganizados. Para que esses dados tenham um valor informativo (sobre o assunto investigado), deverão ser apresentados de forma concisa e compreensível, satisfazendo a dúvida.

MÉTODOS E TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM

Os métodos para se selecionar uma amostra podem ser agrupados em dus famílias distintas: Amostras Casuais, Probabilísticas ou Aleatórias e Amostras Não Casuais, Não Probabilísticas ou Não Aleatórias.

Constituição das Amostras Casuais, Probabilísticas ou Aleatórias

Os métodos de Amostragem Probabilísticos são preferíveis quando o utilizador pretende extrapolar com confiança para o Universo os resultados obtidos a partir da amostra. Neste tipo de amostragem é possível demonstrar a representatividade da amostra assim como calcular estatisticamente o grau de confiança com o qual as conclusões tiradas da amostra se aplicam ao Universo. Os métodos de Amostragem Casual, Probabilísticos ou Aleatórios mais utilizados são os seguintes:

- Amostragem Aleatória Simples

- Amostragem Sistemática

- Amostragem Estratificada

- Amostragem por Clusters

- Amostragem Multi-Etápica

Constituição das principais Amostras Não Casuais, Não Probabilísticas ou Não Aleatórias:

Esses métodos não são aconselháveis quando se pretende extrapolar para o Universo os resultados e conclusões obtidos com a amostra, contudo poderão ser muito úteis no início de uma investigação, por exemplo, para testar as primeiras versões de questionário. Dentro desses métodos, os mais utilizados são:

- Amostragem por conveniência

- Amostragem por Quotas

APLICAÇÕES

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com