TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatistica Coleta de dados

Tese: Estatistica Coleta de dados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  Tese  •  1.124 Palavras (5 Páginas)  •  923 Visualizações

Página 1 de 5

1. Introdução: Estatística

Dados têm sido coletados ao longo da história. Nas civilizações Egípcia, Grega e Romana os dados eram obtidos principalmente com o objetivo de coletar impostos e para o recenseamento militar.

Na Idade Média, as instituições religiosas freqüentemente e mantinham registros relativos a nascimentos, mortes e casamentos.

Nos Estados Unidos, vários registros eram mantidos durante os tempos coloniais, e a partir de 1790 a Constituição dos EUA passou a exigir que um censo fosse realizado a cada 10 anos.

Estatística é a ciência que tem por objetivo coletar, organizar, resumir, apresentar e analisar um conjunto de dados. Desta forma é possível a tomada de decisão com base em um experimento científico.

A estatística possui duas principais subdivisões:

a) Estatística descritiva: oferece uma série de ferramentas, tais como tabelas, gráficos e médias, no sentido de organizar e resumir informações em relação a um conjunto de observações existentes.

b) Estatística inferencial: permite utilizar um pequeno lote de observações existentes, no sentido de verificar: a veracidade de uma declaração de um fabricante em relação ao desempenho de toda uma população de carros.

Na área de humana precisa conhecer estatística pelas seguintes razões:

a) Para saber como apresentar e descrever informações de forma apropriada.

b) Para saber como tirar conclusões a partir de grandes populações, com base somente na informação obtida a partir de amostra.

c) Para saber como melhorar os processos.

d) Para saber como obter previsões confiáveis.

1.1 Coleta de dados

Tendo um tema de pesquisa bem definido no tempo e no espaço podemos decidir a melhor forma de coletar os dados: por população ou por amostra.

População  Pesquisa feita com TODOS os elementos do estudo.

Amostra  Pesquisa feita com um subgrupo de todo o universo que poderia ser pesquisado.

Amostragem com e sem reposição

A amostragem com reposição: Ocorre quando o item que foi selecionado volta a fazer parte da população.

Exemplo: o lance de um dado, em que o mesmo número já sorteado poderá ser sorteado novamente em qualquer jogada.

Amostragem sem reposição: Ocorre quando o item selecionado não volta a fazer parte da população.

Exemplo: o sorteio das dezenas em bingos, que, ao serem sorteadas, não voltam para a urna.

Tipos de amostragem

a) Amostra aleatória simples: os elementos da população são escolhidos de tal forma que cada um deles tenha igual chance de figurar na amostra. Os elementos podem ser escolhidos por diversos métodos, inclusive sorteio, tabelas de números aleatórios e uso computadores para gerar números aleatórios.

Exemplo: Um cabo eleitoral escreve o nome de cada senador dos EUA, em cartões separados, mistura-se e extrai 10 nomes.

b) Amostragem sistemática: ocorre quando os elementos da população encontram-se ordenados e a retirada é feita periodicamente. Na amostragem sistemática escolhe-se um ponto inicial e em seguida, seleciona-se cada k-ésimo (tal como cada 50o.) elemento da população.

Exemplo: A empresa Sony seleciona cada 200◦CD de sua linha de produção e faz um teste de qualidade rigoroso.

c) Amostragem por conglomerados: começamos dividindo a área da população em seções (ou conglomerados); em seguida selecionamos algumas dessas seções e, finalmente, tomamos todos os elementos das seções escolhidas.

Exemplo: Um pesquisador médico da Universidade Johns Hopkins entrevista todos os portadores de leucemia em cada um de 20 hospitais selecionados aleatoriamente.

d) Amostragem estratificada: subdividimos a população em, no mínimo, duas subpopulações que compartilham das mesmas características (ex: sexo) e, em seguida, extraímos uma amostra de cada estrato.

Exemplo 1: O programa de Planejamento Familiar pesquisa 500 homens e 500 mulheres sobre seus pontos de vista sobre o uso de anticoncepcionais.

Exemplo 2:

Sexo População Amostra

M 54 9

F 36 6

Total 90 15

Exercícios:

1) Responda se os dados foram obtidos através de população ou amostra:

a) Para avaliar a eficácia de uma campanha de vacinação no Estado de MG, 200 mães foram perguntadas a respeito da última vez que vacinaram seus filhos.______________________

b) Para obter o número de lâmpadas produzidas em SP, todas as fábricas da capital foram avaliadas a respeito da fabricação de lâmpadas.______________

2) Indique qual o tipo de amostragem utilizado nos estudos abaixo, justificando sua escolha.

a- A coordenação de um curso deseja conhecer a opinião dos alunos sobre a resolução que estabelece horários fixos para o atendimento dos alunos pelos professores. Para compor a amostra foram sorteados 10% dos alunos.

b- Uma listagem numerada contém 1000 nomes, numerados consecutivamente a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com