TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCIPAIS TECNICAS DE COLETA DE DADOS: OBSERVAÇÃO, ENTREVISTA, QUESTIONÁRIO E GRUPO FOCAL.

Exames: PRINCIPAIS TECNICAS DE COLETA DE DADOS: OBSERVAÇÃO, ENTREVISTA, QUESTIONÁRIO E GRUPO FOCAL.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/7/2013  •  1.340 Palavras (6 Páginas)  •  4.372 Visualizações

Página 1 de 6

PRINCIPAIS TECNICAS DE COLETA DE DADOS: OBSERVAÇÃO, ENTREVISTA, QUESTIONÁRIO E GRUPO FOCAL.

1. Introdução

A pesquisa na área de psicologia envolve variadas etapas no decorrer de seu desenvolvimento. A coleta de dados por sua vez faz parte de uma dessas etapas neste árduo trabalho.

Porém, para que a pesquisa obtenha sucesso é necessário muito se planejar, atentando-se a cada detalhe, já que ao final a pesquisa necessita apresentar respostas ao problema mencionado.

A pesquisa possui etapas a serem seguidas, sendo que na etapa de coleta de dados, existem quatro grupos, sendo eles: observação, entrevista, questionário e grupo focal.

Na execução da observação, não é necessário somente coletar dados, mas também examinar fatos ou fenômenos que se desejam estudar. É um elemento básico de investigação científica, utilizado na pesquisa de campo como abordagem qualitativa.

A entrevista pode ser definida como uma interação social entre duas pessoas na qual uma delas, no caso do entrevistador, tem por objetivo obter informações por parte do outro, o entrevistado.

O questionário nada mais é do que técnicas de investigação, composta por questões apresentadas por escrito às pessoas, tendo por objetivo o conhecimento de opiniões, crenças, sentimentos, interesses, entre outros.

Já o grupo focal executa práticas de investigação. Ele pode discorrer a partir do discurso ou entrevista coletiva.

Cabe ao pesquisador observar os quatro grupos existentes e localizar aqueles mais adequados para o alcance dos seus objetivos.

2. Universo

A avaliação do psicólogo é uma atividade ampla e fundamental, sendo que a utilização pode levar aos variados contextos de sua atuação. Pesquisadores muito têm se preocupado com este assunto, sendo por eles alvo de discussões em todo o Brasil.

As discussões por sua vez promovem reflexão relacionada a variados problemas identificados na área, sendo apropriado, uma vez que a ciência psicológica, assim como em outras, necessita de constantes atualizações que permite o seu desenvolvimento em todos os âmbitos.

3. Objetivos

Entender cada um dos grupos que compõem a coleta de dados de uma pesquisa na área de psicológica, de forma que o pesquisador esteja apto a localizar aqueles mais adequados para alcançar os objetivos da pesquisa e assim obter sucesso no desenvolvimento do projeto.

4. Desenvolvimento

Dentre os grupos de uma coleta de dados, podemos afirmar que a observação não consiste em somente ouvir, mas investigar fatos que serão estudados. A observação ajuda ainda o pesquisador a identificar e obter provas em relação aos objetivos que dão origem ao comportamento do pesquisado.

Porém assim como tudo na ciência da psicologia, a observação é considerada cientifica quando é sistematicamente planejada; registrada metodicamente e está relacionada a proposições mais gerais; é sujeita a verificação e controles de validade e precisão; serve a um objetivo formulado de pesquisa; e os fatos são percebidos diretamente, reduzindo a subjetividade.

Todas as observações devem ser registradas, de forma a serem consultadas quando necessário, devendo conter uma parte descritiva e outra reflexiva. O registro descritivo descreve sujeitos, locais, eventos especiais, atividades e comportamentos além de reconstrução de diálogos. Já o registro reflexivo são observações pessoais, especulações, sentimentos, problemas, idéias entre outros que são anotados no decorrer da observação.

Através da observação é possível chegar mais próximo das perspectivas dos sujeitos; ser útil para descobrir aspectos novos de um problema; orientar a coleta de dados; permitir a comunicação; estudar uma ampla variedade de fenômenos; e permite a evidência de dados.

Porém a observação por si, possui também limitações que devem ser observadas em relação ao objetivo que se pretende alcançar, sendo elas:

 O pesquisador pode provocar alterações no comportamento do grupo observado;

 O observado tende a criar impressões favoráveis ou desfavoráveis no pesquisador;

 Envolvimento que leva a uma visão distorcida ou a uma representação parcial da realidade;

 Fatores imprevistos podem interferir na tarefa do pesquisador;

 A duração dos acontecimentos é variável dificultando a coleta de dados;

 Vários aspectos da vida cotidiana, particular podem não ser acessíveis ao pesquisador.

O método de observação deve então ser escolhido de acordo com as circunstancias da pesquisa.

Já a entrevista trata-se da técnica de investigação, técnica esta que pode ser utilizada em qualquer que seja o assunto. Dentre as técnicas pode ser considerada a mais flexível podendo ainda ser utilizada para a finalidade de aprofundar pontos levantados em outras técnicas.

O entrevistador deve possuir duas qualidades necessárias para execução da entrevista, sendo a de observar e a de buscar o que se precisa.

Dentre os objetivos da entrevista estão o de: obter informações sobre determinados assuntos ou problemas; averiguar fatos; determinar opiniões; determinar sentimentos; e descobrir planos de ação. Existem dois tipos de entrevista, a padronizada estruturada, que segue um roteiro, e a despadronizada ou não estruturada, que se trata de uma entrevista informal.

As vantagens por optar pela entrevista são: Captação imediata da informação; pode atingir pessoas com qualquer nível de instrução; fornece uma amostragem muito melhor da população geral; maior flexibilidade podendo o entrevistador esclarecer perguntas; maior oportunidade de avaliar condutas; oportunidade para obtenção de dados que não se encontram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com