TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSTATA ESTATÍSTICAS

Tese: CONSTATA ESTATÍSTICAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  Tese  •  3.349 Palavras (14 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP.CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

JOSÉ RHANIERE B. DOS SANTOS – RA 351410

CINTHIA VIANNEY HERCULANO SILVA – RA 397555

VANI DOS SANTOS DUARTE – RA 382379

ERIK GUSTAVO MENDES SILVA– RA 375586

Estatistica

Trabalho para a apresentação a Profª Ivonete Melo de Carvalho, Tutor presencial Ricardo Lavor no curso de Administração da turma N40.

Caruaru

2013

ETAPA 1

Passo 1 e 2

O CONCEITO DE ESTATÍSTICA

A Estatística é encarada como um dos ramos da matemática aplicada a qual fornece métodos para coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na tomada de decisões. A Estatística possui dois grandes ramos:

I – Estatística Descritiva: Engloba a coleta, organização, descrição dos dados e cálculo, de forma a apresentar coeficientes de forma conveniente e comunicativa.

II – Estatística Indutiva ou Inferencial: Engloba os procedimentos empregados na análise e na interpretação dos dados na busca das grandes conclusões ou inferências sobre populações com base em dados amostrais, associando-os para isto, a uma margem de incerteza. Fundamentam ainda as medidas de incerteza que resultam na teoria da probabilidade.

Passo 3

POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO DA ESTATÍSTICA NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO.

Algumas aplicações da estatística na área são: apresentação e dicas, estatística e análise exploratória de dados, gráficos, medidas de posição central, medidas de dispersão, medidas de ordenamento e forma, probabilidades, testes paramétricos, testes não paramétricos, correlação e regressão linear, números índices, séries e previsões temporais, entre outros.

Sua importância para a administração se dissolve no planejamento do experimento a ser realizado, estando assim presente em quase todas as áreas da administração. Aos longo dos anos ambas vem passando por evoluções, e a técnica estatística vem colaborando com os estudos organizacionais cada vez mais. A estatística foi de grande colaboração principalmente na área de gerenciamento e controle de qualidade, onde processo estatístico surgiu como uma solução para os problemas de qualidade com foco no sistema de produção da organização. Seu uso iniciou-se na tentativa de explicar resultados de pesquisa de forma simples e dinâmica, onde é possível se utilizar de gráficos e tabelas para expor os resultados de uma empresa, onde os dados numéricos são usados para aprimorar e aumentar a produção, por exemplo.

O objetivo da estatística é fornecer métodos e técnicas para que possa lidar com situações de incerteza, sendo considerada como a lógica para a solução de vários problemas sendo usada em diversos setores de economia, administração e outras áreas na qual se ela se faz presente. Permite ainda fazer inferência sobre fenômenos de várias naturezas, inclusive financeiro, assim como também fazer uma análise da vida da empresa, mercado financeiro, tendências e aceitação de produtos, controle de qualidade, entre outros.

Passo 4

A aplicação da estatística pode ser em diversas áreas da administração na tentativa de se fazer planejamentos e interpretações, sendo que o seu objetivo é a produção, e dar a melhor informação possível a partir dos dados disponíveis. Pode-se dizer ainda que a estatística é um ramo da teoria da decisão.

Relação de lugares, situações e problemas em que se podem aplicar conceitos estatísticos:

Lugares: podemos usar a estatística em diversos setores da empresa como recursos humanos, controle de qualidade, logística, além de organizações públicas, e não governamentais.

Situações: é usada para estabelecer comparações entre variações ocorridas ao longo do tempo, diferenças entre lugares, categorias semelhantes, tais como produtos, pessoas, é usada também em situações em que é preciso adotar métodos e técnicas para descrever uma determinada situação, representada por uma coleção de dados numéricos em que a organização permite um melhor conhecimento de seu significado e do fenômeno mostrado. De maiores e menores volumes vendidos na semana, mês, semestre, ano, por cliente, ou por determinado segmento, etc.

Problemas: é usado também para solucionar problemas diversos, como, porexemplo, ajuda-nos a tirar as nossas conclusões sobre os fatos organizacionais, relativos à coleta, analise interpretação ou explicação de dados, com a intenção de melhorar a qualidade dos mesmos.

Aplicação dos Conceitos de Controle Estatístico de Processo (CEP)

O objetivo é realizar um estudo de caso em uma indústria de fundição, localizada no Estado de Santa Catarina, aplicando os conceitos básicos de Controle Estatístico de Processo (CEP). O objetivo da aplicação do controle estatístico de processo consiste em analisar a qualidade e a capacidade de produção da indústria, visando identificar as particularidades e características do processo, assim como oportunidades de melhorias úteis aos operadores e responsáveis pelo monitoramento do processo na empresa. Nesse estudo, utilizamos alguns dos principais tipos de gráficos de controle, tais como:

• gráfico de controle para observações individuais;

• gráfico da amplitude móvel;

• gráfico da média móvel exponencialmente ponderada

• gráfico da soma cumulativa.

O trabalho consiste em realizar análises estatísticas sobre os dados fornecidos para estudo e possivelmente construir conjecturas baseadas nas informações transmitidas pela empresa, acreditando na veracidade das mesmas, sem, no entanto desprezar toda e qualquer informação.

Possibilidade de Aplicação da Estatística na Administração.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com