TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caracteristisca Dos SGBDs

Pesquisas Acadêmicas: Caracteristisca Dos SGBDs. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2013  •  1.176 Palavras (5 Páginas)  •  778 Visualizações

Página 1 de 5

Sumário:

Etapa 01

Evolução dos SGBDs

Igualmente a muitas tecnologias na computação industrial, os fundamentos de bancos de dados relacionais surgiram na empresa IBM, nas décadas de 1960 e 1970, através de pesquisas de funções de automação de escritório.

Em 1970 um pesquisador da IBM – Ted Codd – publicou o primeiro artigo sobre bancos de dados relacionais. Este artigo tratava sobre o uso de cálculo e álgebra relacional para permitir que usuários não técnicos armazenassem e recuperassem grande grantidade de informações. Codd visionava um sistema onde o usuário seria capaz de acessar as informações através de comandos em inglês, onde as informações estariam armazenadas em tabelas.

Mesmo a IBM sendo a companhia que inventou o conceito original e o padrão SQL, eles não produziram o primeiro sistema comercial de banco de dados. O feito foi realizado pela Honeywell Information Systems Inc., cujo sistema foi lançado em junho de 1976. O sistema era baseado em muitos princípios do sistema que a IBM concebeu, mas foi modelado e implementado fora da IBM.

O software de banco de dados relacionais foi sendo refinado durante a década de 80. Isso deveu-se ao feedback (retorno) que os usuários destes sistemas faziam, devido ao desenvolvimento de sistemas para novas indústrias e ao aumento do uso de computadores pessoais e sistemas distribuídos.

Desde sua chegada, os bancos de dados têm tido aumento nos dados de armazenamento, desde os 8 MB (Megabytes) até centenas deTerabytes de dados em listas de e-mail, informações sobre consumidores, sobre produtos, vídeos, informações geográficas, etc.. Com este aumento de volume de dados, os sistemas de bancos de dados em operação também sofreram aumento em seu tamanho.

Um dos projetos mais ambiciosos de banco de dados está ainda sob construção no CERN. A idéia é criar um banco de dados distribuído com a capacidade de armazenamento de Hexabytes (1 Hexabyte = 1,000 Petabytes = 1 * 10^18 Bytes) de dados e ficará pronto em 2005.

O padrão SQL passou da IBM para a ANSI (American National Standards Institute) – Insituto Nacional Americano para Padrões – e para a ISO, os quais formaramum grupo de trabalho para continuar o desenvolvimento. Este desenvolvimento ainda acontece com outras novas versões dos padrões definidos.

Características de 5 SGBDs

1° MYSQL

Historia: O MySQL foi criado na Suécia por dois suecos e um finlandês: David Axmark, Allan Larsson e Michael "Monty" Widenius, que têm trabalhado juntos desde a década de 1980.Atualmente o seu desenvolvimento e manutenção empregam aproximadamente 400 profissionais no mundo inteiro, e mais de mil contribuem testando o software, integrando-o a outros produtos, e escrevendo a respeito dele.

Licenças: Existem duas licenças a OPEN SOURCE/FREE SOFTWARE e VERSÃO COMERCIAL ou seja paga.

Limitação de uso de memória: 32MB.

Limitação uso de Núcleos: Suporta vários Núcleos

Limitação Armazenamento: Em muitos sistemas a limitação e de 4 Gigabyte.

Plataforma: Funciona em plataformas Windows, Linux e Mac OS.

Informações Gerais: O servidor MYSQL e um robusto banco de dados SQL muito rápido, multi-tarefa e multi-usuário.O servidor pode ser usado em sistemas de produção com alta carga e missão critica bem como pode ser embutido em programa de uso em massa.

O MYSQL e uma marca registrada da MYSQL AB.

2° FireBird

Historia: O Firebird é descendente “direto” (filho) do Interbase 6.0 da Borland. A Borland decidiu abrir o código-fonte em 25 de julho de 2000 sob a licença IPL, Interbase Public License. O lançamento do Interbase 6.0 como fonte aberto, foi muito bem recebido pela comunidade, pois o Interbase era reconhecido mundialmente como sendo um banco de dados eficiente e que possuía uma simplicidade na instalação e manutenção do banco de dados.

Licenças: Totalmente Gratuito, tanto para uso comercial quanto para domestico.

Limitação de uso de memória: 64mb.

Limitação uso de Núcleos: Vários Núcleos.

Limitação Armazenamento: Suporta bases de dados com Dezenas\Centanas Gigabytes.

Plataforma: Ele e Multi-Plataforma

Informações Gerais: Firebird (algumas vezes chamado de FirebirdSQL) é um sistema gerenciador de banco de dados. Roda em Linux, Windows, Mac OS e uma variedade de plataformas Unix. A Fundação FirebirdSQL coordena a manutenção e desenvolvimento do Firebird, sendo que os códigos fonte são disponibilizados sob o CVS da SourceForge.

3° Oracle

Historia: A Oracle foi fundada no ano de 1997, no início foi chamada de Software Devolopment Labs, era uma empresa de consultoria. A quase 30 anos, a Oracle lança produtos cada vez mais aperfeiçoados assim ela se mantém líder no mercado.

A Oracle teve pessoas muito importantes que contribuíram para o seu crescimento essas pessoas são, Bob Miner ( presidente), Ed Oates e Bruce Scott ( engenheiros de software) e Larry Ellison que foi um dos grandes nomes da Oracle.

O primeiro lançamento do banco de dados relacional foi no ano de 1997, a Oracle contribui para o desenvolvimento da tecnologia, ela foi a primeira empresa a ter soluções em T.I no mercado corporativo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com