TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Banco de Dados e SGBDs

Resenha: Banco de Dados e SGBDs. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  Resenha  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 2

Banco de Dados e SGBDs

SGBD

O SGBD hoje em dia é uma ferramenta indispensável na gestão de negócios, ele é uma coleção de dados-inter relacionados e um conjunto de programas para poder acessá-lo. Um conjunto de dados mais conhecido como banco de dados, pois armazenam a imensa quantidade de informações relativas à organização e assim oferecendo rapidez e segurança de operações. O Administrador do Banco de Dados precisa ter disponibilidade de tempo para efetuar suas intervenções no BD, mas ao mesmo tempo devem ser rápidas e precisas para que o banco de dados esteja sempre disponível e atenda às requisições dos usuários de forma satisfatória, Seu principal objetivo é retirar da aplicação cliente a responsabilidade de gerenciar o acesso, a manipulação e a organização dos dados. O SGBD disponibiliza uma interface para que seus clientes possam monitorar dados previamente armazenados, os drivers do sgbd executa comandos em sql.

Evoluções

A evolução do SGBD foi acontecendo por causa da necessidade e crescimento das empresas assim um grande aumento de computadores pessoais e sistemas distribuídos.

Os bancos de dados chego a um aumento de dados de até centenas de Terabytes de dados em lista de email, informações sobre produtos, vídeos, informações geográficas, etc..

Assim tornando o aumento do tamanho dos bancos de dados.

Os tipos de dados que pode ser definido em SGBD relacional dos anos oitenta e noventa, são muito limitadas. A incorporação das tecnologias multimédia, imagem e som em torna necessário aceitar SGBD relacional atributos desses tipos.

Características Gerais de um SGBD

O SGDB deve dispor de recursos que possibilitem selecionar a autoridade de cada usuário. Assim um usuário poderá realizar qualquer tipo de acesso, outros poderão ler alguns dados e atualizar outros e outros ainda poderão somente acessar um conjunto restrito de dados para escrita e leitura.

O SGBD deverá apresentar facilidade para recuperar falhas de hardware e software, através da existência de arquivos de "pré-imagem" ou de outros recursos automáticos, exigindo minimamente a intervenção de pessoal técnico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com