TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEFINIÇÃO DA ESTATÍSTICA

Tese: DEFINIÇÃO DA ESTATÍSTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  Tese  •  749 Palavras (3 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO Á ESTATÍSTICA

A estatística foi criada com a coleta e formação de tabelas de dados para os políticos (governos). Com o passar dos tempos à situação foi evoluindo e com isso a coleta de dados ficou somente como uns dos aspectos da estatística.

DEFINIÇÃO DA ESTATÍSTICA

A estatística é Ciência que fornece métodos para coletar, organizar, descrever, analisar e interpretar dados de estudos ou experimentos, realizados em determinadas áreas do conhecimento.

A estatística passou a ser usada diariamente para explicar os resultados de pesquisa de forma simples e dinâmica. Tomou força no século XX, mas já era utilizada pelos povos antigos e até na Bíblia existe citações dela. Mas é nas organizações que ela evidencia toda a sua força. Gráficos e tabelas são exibidos na exposição de resultados de uma empresa. Dados numéricos são usados para melhorar e acrescentar a produção. Os censos demográficos ajudam o Governo a entender melhor sua população e a organizar seus gastos com saúde e assistência social. Com a velocidade da informação a estatística passou a ser um utensílio essencial na produção e atuação do conhecimento.

Porém, um equívoco comum que deparamos nos dias atuais é que, com a facilidade que os computadores nos proporciona, permitindo fazer cálculos avançados e aplicações de processos sofisticados com rapidez e eficiência, muitos pesquisadores em geral já se acham aptos a fazerem análises e estudos estatísticos sem um conhecimento mais especifico e aprofundado dos conceitos teóricos. Essas práticas em geral acabam terminando em interpretações erradas, trazendo consequências inadequadas.

A estatística por sua vez é a ciência que apresenta processos próprios para coleta, com isso podemos interpretar e apresentar adequadamente dados, seja eles numéricos ou não. Com isso podemos dizer que seu principal objetivo é o de apresentar informações sobre dados em análise para que possamos ter maior entendimento dos fatos que são apresentados. A estatística por sua vez está dividida em três áreas: descritiva, probabilística e inferencial.

A descritiva, como o próprio nome nos diz, se preocupa em descrever os dados. A estatística inferencial, fundamentada na teoria das probabilidades, se preocupa com a análise destes dados e sua interpretação.

Sobretudo podemos observar que a estatística tem mais de um sentido, no singular se refere á teoria estatística e ao modo pelo qual os dados são analisados enquanto que, no plural, se refere a estatísticas descritivas, que são medidas obtidas de dados selecionados.

ESTATÍSTICA DESCRITIVA

É a parte onde inicia análise para descrever e resumir os dados, a disponibilidade de uma grande quantidade de dados e de métodos computacionais muito eficientes ajudou a melhorar está área da estatística.

A estatística descritiva, cujo objetivo básico é o de sintetizar uma série de valores de mesma natureza, permitindo dessa forma que se tenha uma visão ampla da variação desses valores, organizar e descrever os dados de três maneiras: A tabela é um quadro que mostra resumido um conjunto de observações, enquanto os gráficos são formas de apresentar os dados, onde objetivo é o de produzir uma impressão mais rápida e viva do fenômeno

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com