TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição básica de estatísticas

Tese: Definição básica de estatísticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/1/2015  •  Tese  •  6.649 Palavras (27 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 27

Definição básica de estatística:

Parte da matemática em que se investigam os processos de obtenção, organização e análise de dados sobre uma população ou sobre uma coleção de seres quaisquer, além dos métodos para se tirar conclusões e fazer inferências ou predições com base nesses dados.

Outras definições importantes

Ciência que utiliza métodos rígidos para lidar com incertezas.

Conjunto de métodos e técnicas que auxiliam a tomada de decisão sob a presença de incerteza.

Incerteza

A incerteza é consequência da variabilidade de um fenômeno e dificulta a tomada de decisões.

Considere um simples exemplo da vida cotidiana: a ida de uma pessoa a uma agência bancária. Em torno deste fenômeno há uma série de incertezas, por exemplo: a quantidade de pessoas na fila, o número de atendentes, o tempo de atendimento, as condições do tempo, a cotação da moeda, etc.

Mesmo que um indivíduo procure informações prévias sobre todos estes elementos, sob os quais paira a incerteza, ainda assim não será possível predizer o desfecho. Podemos, por exemplo, analisar as condições do tempo, obter informações sobre o tráfego, ligar para a agência bancária e, ainda assim, não conseguimos saber com precisão o horário em que receberemos o desejado atendimento bancário.

Assim, o tratamento quantitativo adequado a incerteza é obtido por meio do estudo de probabilidades.

ESTATÍSTICA DESCRITIVA X ESTATÍSTICA INFERENCIAL

A Estatística é conhecida, por muitas pessoas, como uma ferramenta meramente descritiva, ou seja, descreve dados por meio de percentagens, gráficos e tabelas. Apesar da estatística cumprir, também, este papel de resumir as informações, seu potencial de uso é muito mais amplo.

A tomada de decisão se apóia no uso da Estatística Inferencial.

A seguir são delineadas as funções destas duas abordagens:

Estatística descritiva (Dedutiva)

O objetivo da Estatística Descritiva é resumir as principais características de um conjunto de dados por meio de tabelas, gráficos e resumos numéricos. Descrever os dados pode ser comparado ao ato de tirar uma fotografia da realidade. Caso a câmera fotográfica não seja adequada ou esteja sem foco, o resultado pode sair distorcido. Portanto, a análise estatística deve ser extremamente cuidadosa ao escolher a forma adequada de resumir os dados.

Resumo dos procedimentos da Estatística Descritiva.

Estatística inferencial (Indutiva)

A Estatística Inferencial utiliza informações incompletas para tomar decisões e tirar conclusões satisfatórias. O alicerce das técnicas de estatística inferencial está no cálculo de probabilidades. Duas técnicas de estatística inferencial são as mais conhecidas: a estimação e o teste de hipóteses.

Resumo dos procedimentos da Estatística inferencial.

População e amostra

O uso da Estatística Inferencial oferece suporte à tomada de decisão com base em apenas uma parte das informações relevantes no problema estudado.

Para isto vamos utilizar os conceitos de população e amostra para representar, respectivamente, o conjunto total e o conjunto parcial destas informações.

População: conjunto de todas as unidades sobre as quais há o interesse de investigar uma ou mais características. O conceito de população em Estatística é bem mais amplo do que o uso comum desta palavra. A população pode ser formada por pessoas, domicílios, peças de produção, cobaias, ou qualquer outro elemento a ser investigado.

Amostra: é um subconjunto das unidades que constituem a população.

A caracterização da população é feita em função de um problema a ser estudado. Se um vendedor deseja fazer um levantamento dos potenciais clientes para o seu produto, a população será formada por todos os indivíduos com possibilidade de consumir aquele produto. Se este produto for, por exemplo, um iate, a população deve ser constituída apenas por indivíduos com renda suficiente para comprá-lo. Se o objetivo for avaliar a eficácia de tratamento contra um tipo de câncer, somente indivíduos com este problema devem compor a população.

Para que haja uma clara definição das unidades que formam a população é necessária a especificação de 3 elementos: uma característica em comum, localização temporal e localização geográfica.

Exemplo:

Estudo da inadimplência de clientes em um banco.

TIPOS DE VARIÁVEIS

Em um levantamento de dados, populacional ou por amostragem, investiga-se uma ou mais características de interesse que supostamente variam de uma unidade para outra. Estas características serão chamadas de variáveis.

A variável pode ser uma quantidade, sobre a qual podem ser realizadas operações aritméticas, ou pode ser um atributo como cor de pele, zona de moradia ou classe social. No primeiro caso, a variável é classificada como quantitativa e na outra situação ela é dita ser qualitativa.

A classificação da variável vai ser determinante para o tipo de análise estatística a ser conduzida. Sobre uma variável qualitativa, não podemos calcular muitos dos resumos numéricos tais como a média aritmética, a variância e o desvio padrão. Por outro lado, o gráfico de setores (ou pizza), não é adequado para representar as frequências das temperaturas observadas durante um ano, ao menos que os valores sejam categorizados.

Os diferentes tipos de variedades são apresentados a seguir.

Variáveis qualitativas

a) Nominal: quando são categorias, atributos, sem uma ordenação natural. Por exemplo: cor dos grãos do feijoeiro (marrom, preto, branco);

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.8 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com