TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição de Estatística

Tese: Definição de Estatística. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2013  •  Tese  •  995 Palavras (4 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 4

1 - Definição de Estatística

Estatística é o método que nos ajuda a interpretar e analisar grandes conjuntos de números, sendo um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que envolve o planejamento do experimento a ser realizado. O desenvolvimento e o aperfeiçoamento de técnicas estatísticas permitem o controle e o estudo adequado de fenômenos, fatos, eventos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento.

A Estatística tem por objetivo fornecer métodos e técnicas pra lidarmos com situações sujeitas a incerteza. É, portanto a ciência da análise de dados. Diz-nos como os dados podem ser recolhidos, organizados e analisados, e como podem ser retiradas conclusões corretas a partir desses dados.

Na estatística existem dois conjuntos de dados que sao chamados de populaçoes (conjunto de todos os resultados, respostas, medidas ou contagens que sao de interesse) e amostras (que é um subconjunto de uma população).

O estudo da estatística divide-se em dois ramos principais:

• Estatística descritiva – ramo que trata da organização, do resumo e da apresentação de dados.

• Estatística inferencial – ramo que trata de tirar conclusões sobre uma população a partir de uma amostra. Onde a ferramenta básica para este estudo é a probabilidade.

O crescente uso da Estatística vem ao encontro da necessidade de realizar análises e avaliações objetivas, fundamentadas em conhecimentos científicos. As organizações modernas estão se tornando cada vez mais dependentes de dados estatísticos para obter Informações essenciais sobre seus processos de trabalho e principalmente sobre a conjuntura econômica e social.

A diversidade de atuação é um dos grandes atrativos da Estatística, que pode promover a melhoria da eficiência e também a solução de vários problemas práticos importantes em quase todas as áreas do saber: das ciências naturais às sociais. Existem algumas áreas em que a atuação da estatística adquire maior relevância, bem como as principais atribuições desse profissional como por exemplo:

• Indústria - atuação do estatístico começa nos estudos de implantação de uma fábrica até a avaliação das necessidades de expansão industrial; na pesquisa e desenvolvimento de técnicas, produtos e equipamentos; nos testes de produtos; no controle de qualidade e quantidade, etc.

• Área de Recursos Humanos - realiza pesquisa de compatibilização entre os conhecimentos e habilidades dos empregados e as atividades desenvolvidas por eles; estuda os salários , as necessidades de treinamento, assim como a avaliação dos treinamentos realizados; etc.

• Universidades e Instituições de Pesquisas - O estatístico pode atuar como docente, ministrando disciplinas relacionadas à Estatística, pesquisando e desenvolvendo novas metodologias de análise estatística para os mais variados problemas práticos e teóricos. Pode, ainda, assessorar pesquisadores de outras áreas, dando- lhes suporte científico para que consigam tomar decisões acertadas dentro da variabilidade intrínseca de cada problema, auxiliando-os na escolha da metodologia científica a ser adotada, no planejamento da pesquisa, na escolha qualificada dos dados, na análise das respostas, etc.

• Área de Demografia - estuda a evolução e as características da população; estabelece tábuas de mortalidade; analisa os fluxos migratórios; estabelece níveis e padrões para testes clínicos; etc.

• Área de Marketing e Análise de Mercado - tem um perfil adequado para trabalhar na monitoração e análise de mercado; nos sistemas de informações de marketing, na prospecção e avaliação de oportunidades; na análise e desenvolvimento de produtos, nas decisões relativas a preços, etc.

• Área Financeira e Bancária - pode atuar no departamento de seguros e análise atuarial; na avaliação e seleção de investimentos, no estudo e desenvolvimento de modelos financeiros; no desenvolvimento de informações gerenciais; na definição, análise e acompanhamento de carteiras de investimentos; nas análises de fluxo de caixa; na avaliação e projeção de indicadores financeiros; na análise das demonstraçõe s contábeis; no desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com