TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição de Estatística

Tese: Definição de Estatística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  Tese  •  2.834 Palavras (12 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 12

ÍNDICE

* Introdução

* Definição de Estatística

* Ramos da Estatística

* Distribuição de frequência

* Amplitude da classe

* Amplitude total

* Frequência relativa

* Aplicação dos conceitos de Controle Estatístico

* A importância da Estatística na área de Administração

* Planejamento De Experimentos

* Tabela com os dados da pesquisa

* Gráficos e Representações

* Gráfico de frequência absoluta

* Gráfico De Setor

* Medida De Tendência Central

* Média

* Moda

* Mediana

* Variância e desvio padrão

* Variância

* Desvio Padrão

* Conclusão

* Fontes de Pesquisas

Introdução

O desafio proposto para a equipe é a construção de um Relatório, conforme estudo de caso apresentado a seguir, destinado ao Diretor da empresa, contendo os resultados da pesquisa estatística de controle de qualidade para o lote em questão; desta forma, o diretor também poderá verificar a efetividade do trabalho da empresa. A relevância do desafio está pautada na possibilidade de utilização do estudo e compreensão de dados estatísticos e suas implicações como ferramenta de reflexão e meio de intervenção na área administrativa.

A equipe terá a função de atuar como supervisores do departamento de controle de qualidade de uma fábrica, e estará encarregada de verificar o processo de controle de qualidade do empacotamento de sacos de café que têm marcado nas embalagens “1 kg”.

Vocês deverão escolher uma amostra predeterminada de pacotes de café e efetuar os procedimentos estatísticos de controle de qualidade, para determinar a aprovação ou reprovação de um lote para comercialização. Vale lembrar que, segundo regras desta empresa, para que o lote obtenha aprovação, o desvio padrão máximo é de 0,05 kg (ou 5 gramas).

ETAPA 1

Definição de Estatística

A palavra estatística deriva da palavra latina status, que significa “estado”.

Estatística, é um método/ uma parte da matemática aplicada, que nos ajuda a interpretar e analisar grandes conjuntos de números. Portanto é a ciência que se ocupa de coletar, organizar, analisar e interpretar dados numéricos para a utilização dos mesmos a fim de tomar decisões e conclusões corretas a partir desses dados coletados. Na maior parte dos estudos da estatística, as informações devem ser obtidas a partir de uma amostra.

Dados : Consistem em informações provenientes de observações: peso, salário, contagem, medidas ou respostas.

Os dados podem ser qualitativos (consistem em atributos não numéricos), ou quantitativos ( consistem em medidas de contagens numéricas).

Outra característica dos dados é o seu nível de medida, que determina quais cálculos estatísticos são significativos. Os níveis de medida do mais baixo ao mais alto são: nominal, ordinal, intervalar e racional.

Rol: dados organizados em ordem crescente ou decrescente.

Gráficos estatísticos: são formas de apresentação de dados estatísticos com o objetivo de facilitar e demonstrar o entendimento dos fenômenos de estudo.

População: É o conjunto de todos os resultados, respostas, medidas, ou contagens que são de interesse. Pode ser finita ou infinita, concreta ou abstrata.

Amostra: É o subconjunto da população. Seu uso gera rapidez e economia dos resultados. Deve ser representativa da população.

Amostragem: Técnicas para escolher amostras que garanta o acaso na escola, ou seja, uma boa técnica de amostragem garante representatividade da amostra.

* Tipos de amostragem: Amostragem casual ou aleatória

* Técnicas de amostragem, onde cada elemento da população tem a mesma probabilidade de ser incluído na amostra, exemplo: sorteios.

* Amostragem proporcional estratificada , quando a população é dividida em estratos, e a amostragem é proporcional à eles, exemplo: uma amostra de 10% de alunos em uma classe de 40 homens e 60 mulheres, consistirá na escolha aleatória de 4 homens e 6 mulheres.

Parâmetro: É uma descrição numérica de uma característica da população.

Estatística: É uma descrição numérica de uma característica da amostra.

Um exemplo simples : Em um levantamento, perguntam-se à 3002 adultos se eles liam notícias na internet pelo menos uma vez por semana, onde a resposta foi que 600 adultos responderam que sim.

* População= 3002

* Amostra= SIM 600 e NÃO 2402

* Conjunto de Dados= 3002

Um outro exemplo: Foi elaborado um levantamento em 800 postos de gasolina, obtendo o preço médio de R$ 2,71 (Dois Reais, e setenta e um centavos).

* População= 800 postos

* Amostra= o valor da gasolina nos 800 postos

Ramos da Estatística

A estatística divide-se em dois ramos principais:

- Estatística Descritiva : é a que compreende a coleta, a organização, a descrição de dados, o cálculo, de forma a apresentar coeficientes de forma comunicativa e conveniente.

- Estatística Inferencial ou Indedutiva: é a que compreende procedimentos desempenhados na análise e interpretação dos dados para chegar a grandes conclusões ou inferências sobre populações, com base nos dados mostrados, associados a uma margem de incerteza, fundamentando essas incertezas na teoria da probabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com