TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição de uma série estatística

Seminário: Definição de uma série estatística. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  Seminário  •  727 Palavras (3 Páginas)  •  644 Visualizações

Página 1 de 3

Qualquer que seja a forma de representação do conjunto de valores, desde de que não haja alterações em seus valores iniciais, quer seja o de caracterização de um conjunto, ou de comparação com outros semelhantes ou ainda o de previsão de valores possíveis, facilitará sua compreensão de qualquer estudo. É o caso da série estatística.

Definição de Série Estatística

Uma série estatística define-se como toda e qualquer coleção de dados estatísticos referidos a uma mesma ordem de classificação: QUANTITATIVA. Em um sentido mais amplo, SÉRIE é uma seqüência de números que se refere a uma certa variável.

Caso estes números expressem dados estatísticos a série é chamada de série estatística. Em um sentido mais restrito, diz-se que uma série estatística é uma sucessão de dados estatísticos referidos a caracteres quantitativos.

Para diferenciar uma série estatística de outra, temos que levar em consideração três fatores:

◊ A ÉPOCA (fator temporal ou cronológico) a que se refere o fenômeno analisado; ◊ O LOCAL (fator espacial ou geográfico) onde o fenômeno acontece;

◊ O FENÔMENO (espécie do fator ou fator específico) que é descrito.respostas a 100.0 questionários distribuídos a mulheres.

b. Uma psicóloga da Universidade de Nova York faz uma pesquisa sobre alguns alunos selecionados aleatoriamente de todas as 20 turmas que participaram desta pesquisa.

c. Um sociólogo da Universidade Charleston seleciona 12 homens e 12 mulheres de cada uma de quatro turmas de inglês.

d. A empresa Sony seleciona cada 200o CD de sua linha de produção e faz um teste de qualidade rigoroso.

e. Um cabo eleitoral escreve o nome de cada senador dos EUA em cartões separados, mistura-os e extrai 10 nomes.

f. Gerente comercial da America OnLine testa uma nova estratégia de vendas selecionando aleatoriamente 250 consumidores com renda inferior a US$50.0,0 e 250 consumidores com renda de ao menos de US$50.0,0.

g. O programa Planned Parenthood (Planejamento Familiar) pesquisa 500 homens e 500 mulheres sobre seus pontos de vista sobre o uso de anticoncepcionais.

h. Um repórter da revista Business Week Entrevista todo o 50o gerente geral constante da relação das 1.0 empresas com maior cotação de suas ações.

i. Um repórter da revista Business Week obtém uma relação numerada das 1.0 empresas com maior cotação de ações na bolsa, utiliza um computador para gerar 20 números aleatórios e então entrevista gerentes gerais das empresas correspondentes aos números extraídos.

Um dos objetivos da estatística é sintetizar os valores que uma ou mais variáveis podem assumir, para que tenhamos uma visão global da variação das mesmas.

Tabela é uma maneira de apresentar de forma resumida um conjunto de dados.

ELEMENTOS DE UMA TABELA A tabela se apresenta da seguinte forma:

EXEMPLO: Tabela 1 – Produção de Café Brasil – 1991 a 1995

Anos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com