TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descrição de Estatística

Resenha: Descrição de Estatística. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  Resenha  •  1.144 Palavras (5 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 5

Descrição de Estatística

Análise de Dados

Estatística é um conjunto de técnicas, que fornece métodos de coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para utilização destes em tomada de decisões. Os tipos e estatísticas são: Descritiva – Trata de coleta, da organização e da descrição dos dados propriamente ditos. Inferencial - Trata das análise e interpretação dos dados coletados. Alguns conceitos iniciais. População é uma conjunto de coisas ou indivíduos que tenham pelo menos uma característica em comum. Amostra subconjunto da população, ou seja, uma generalização sobre a população. Parâmetro são medidas usadas quando se trata de população. Estatísticas são medidas usadas quando trata de uma amostra. Conceitos de Dados Brutos e Rol, Dados brutos – São as seqüências de dados conforme levantadas, Rol de dados – são as seqüências ordenadas, de alguma forma. Os tipos de coletas de Dados são, o Censo que é contagem da população, a Amostra em si, Simulação o uso de um modelo para descrever o comportamento de uma população, e o experimento, comparação entre um grupo de controle e observadores os resultados. Temos também a variável que é uma letra que pode assumir diversos valores, de acordo com um fenômeno ocorrência., os tipos de variáveis são: Qualitativa, é quando seu valor estiver associado a tributos, Quantitativo é quando o valor estiver associado a uma unidade de medida, pode ser ela Discreta ou Continua e a Aleatório quando seu valor estiver associado a experimento aleatório. Da mesma forma os tipos de amostragem Aleatória simples, Estratificada agrupamento e sistemática.

Distribuição de Freqüência

É uma tabela que indica, de forma isolada ou sem classes ou intervalos a quantidade de dados em estudo. Coletar dados e ordena-los, verificar qual a amplitude total, o maior menos o menor, calcular a amplitude de classes , é a amplitude e total dividido pelo numero de classe e montar a tabela e identificara os limites inferiores e superiores. Dando continuidade, abordamos os conceitos de Ponto Médio, Freqüência Relativa e Freqüência Acumulada. Ponto Médio é o valor que pode ser utilizado para substituir uma classe, que é o limite inferior mais limite superior dividido por dois. Freqüência Relativa é a proporção de cada classe representada para o total de dados, freqüência de classe dividido pela freqüência total. Freqüência Acumulada é a soma das freqüências das classes anteriores.

Gráficos e Representações

Alem da construção de tabelas para reduzir o volume de dados coletados, também podemos representar as distribuições de freqüência por gráficos, como um histograma de freqüência, polígono de freqüência, gráfico de freqüência acumulada, diagrama de tronco folha, pareto ou dispersão. Veremos mais na frente essas apresentações.

Séries Estatísticas

As séries estatísticas são definidas como sendo a apresentação das informações em forma de tabelas. Elas são comumente classificadas em três tipos: Temporais, Geográficas, e Especificativas. Além dessas as chamadas Conjugadas ou seja que estão dispostas mais de uma série em uma única tabela.

Representação Gráfica das Séries

Os tipos mais comuns de utilização de gráficos apresentados são: Linhas, colunas/Barras Simples, Colunas/Barras Múltiplas e Setores ou Pizza.

Medidas de Tendência Central

São valores que indica um conjunto de dados. Como padrão adota-se basicamente três tipos de medidas: Média Simples/Ponderada/Classes, Mediana e Moda. Média – é um valor calculado que indica o comportamento do conjunto de dados estudado. Mediana – é um número que divide o conjunto de dados exatamente ao meio. Moda – é um valor que indica a maior freqüência de uma série de dados. Média Ponderada - é a variação da média aritmética simples, em que se atribuem pesos para cada dado coletado. Média de Distribuição de Freqüência – Também é uma variação da média aritmética, porém necessita ajustar a tabela para que se possa calcular.

Moda Ponderada/Classe

Vimos anteriormente que a Moda era o elemento que mais aparecia em um conjunto dado. A identificávamos observando qual era freqüência com que os dados eram apresentados. Mas e se não tivermos uma seqüência de dados? E se tivéssemos que identificar a Moda para uma tabela de distribuição de freqüências?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com