TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dinamometro

Por:   •  10/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  1.075 Visualizações

Página 1 de 2

Etapa 1 - Desenvolvimento da Experiência

A Lei de Hooke nos permite calcular a deformação que uma mola sofre ao se aplicar uma determinada força sobre ela, podendo ser equacionada da seguinte maneira: F = k •∆L, onde F é a força aplicada sobre o corpo, k é uma constante característica da mola que traduz sua rigidez e F a deformação linear causada.

O dinamômetro é um instrumento constituído basicamente por uma mola de constante k conhecida e usa essa lei para medir forças através da variação de comprimento sofrida. Em nosso experimento, substituímos a mola do dinamômetro por um elástico. Os dados coletados estão no gráfico a seguir:

Observamos que a deformação do elástico foi desproporcional a quantidade de bolinhas que estavam sendo inseridas. Através da análise do gráfico e da tabela abaixo, podemos perceber que a cada bolinha que foi acrescentada, o deslocamento do elástico em milímetros não seguiu uma constância. Concluímos então, que o elástico não obedece exatamente à Lei de Hooke.

Nº de bolinhas Milímetros

1 0

2 0

3 2

4 4

5 8

6 13

7 18

8 25

9 32

10 41

Portanto, se a Lei de Hooke fosse realmente aplicada sobre o elástico, deveríamos ter um gráfico linear, e não uma reta apenas a partir de certo valor, como foi mostrado no gráfico. Isso se deve ao fato de que a constante característica k da borracha não permanece constante com a variação da força aplicada sobre ela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (39.4 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com