TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Design do dinamômetro

Relatório de pesquisa: Design do dinamômetro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 2

Objetivo

Verificar a deformação que um peso provoca numa haste flexível do dinamômetro.

Material:

• Base metálica;

• 3 barras metálicas;

• Régua graduada fixada em um suporte;

• Conjunto de pesos de 1gf, 2gf, 3gf, 4,gf, 5gf, 10gf, 15gf e 20gf.

Introdução

Dinamômetro, do dicionário, é um instrumento destinado a medir forças por meio da deformação caudada por essas sobre um sistema elástico.

Esse aparelho também é usualmente usado para a medição do peso de um objeto. A graduação de um dinamômetro no Sistema Internacional de Unidade (S.I.) é em Newtons.

Procedimento

A construção do dinamômetro consistiu em colocar duas barras metálicas na posição vertical, de frente uma para a outra (a uma distancia de mais ou menos 30cm), presas a uma base metálica. Uma terceira barra ligava as duas em seus topos, deixando a estrutura firme. A uma das barras na posição vertical foi presa uma haste flexível, na posição horizontal.

Sob essa haste flexível foi amarrada uma linha num ponto qualquer (no caso, a 2cm da ponta) e nessa linha foram pendurados os pesos utilizados no experimento.

Ao colocar uma régua ao lado da haste do dinamômetro no momento que não sofria ação de nenhum peso, a medida onde se localizava sua ponta foi considerada zero. Ao colocar cada peso sob a haste, ela era deslocada para baixo, era medida a nova posição de sua ponta.

A variação da haste flexível será chamada de ∆d e foi medida em centímetros, os pesos estão na unidade grama-força. O gráfico é de gf x cm.

Tratamento de Dados

Tabela:

│F│(gf) ∆d (cm)

1,0 0,00

2,0 0,03

3,0 0,08

4,0 0,10

5,0 0,15

10,0 0,30

15,0 0,40

20,0 0,60

Gráfico: Na folha de papel milimetrado.

Conclusão

Pode-se dizer que o experimento atingiu seu objetivo com sucesso. É possível perceber que as cinco primeiras medições são bem próximas, aumentando mais a diferença nas três últimas. O que faz sentido, pois os cinco primeiros pesos só amentam em 1gf o anterior. Enquanto os três últimos pesos aumentam em 5gf o anterior.

As medidas não podem ser consideradas cem por cento precisas, porque foram feitas a olho nu, sem nenhum instrumento. Logo, não estão completamente descartados erros como, por exemplo, o de paralaxe.

Bibliografia

• Explicatorium. Como elaborar um relatório científico. Disponível em < http://www.explicatorium.com/Relatorios.php>

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com