TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTATÍSTICAS, ADMINISTRAÇÃO APLICADA

Projeto de pesquisa: ESTATÍSTICAS, ADMINISTRAÇÃO APLICADA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.489 Palavras (14 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

ETAPA 1 4

ESTATÍSTICA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO 4

ESTATÍSTICA 6

ESTATÍSTICA NAS EMPRESAS 8

ETAPA 2 9

ETAPA 3 10

a)Gráfico com frequência absoluta. 10

Tabela 10

3.2 Gráficos 11

ETAPA 4 12

Conclusão 16

Referencias bibliográficas 17

INTRODUÇÃO

O desafio proposto para a equipe é a construção de um Relatório, conforme estudo de caso apresentado a seguir, destinado ao Diretor da empresa, contendo os resultados da pesquisa estatística de controle de qualidade para o lote em questão; desta forma, o diretor também poderá verificar a efetividade do trabalho da empresa. A relevância do desafio está pautada na possibilidade de utilização do estudo e compreensão de dados estatísticos e suas implicações como ferramenta de reflexão e meio de intervenção na área administrativa.

A equipe terá a função de atuar como supervisores do departamento de controle de qualidade de uma fábrica, e estará encarregada de verificar o processo de controle de qualidade do empacotamento de sacos de café que têm marcado nas embalagens “1 kg”.

Vocês deverão escolher uma amostra predeterminada de pacotes de café e efetuar os procedimentos estatísticos de controle de qualidade, para determinar a aprovação ou reprovação de um lote para comercialização. Vale lembrar que, segundo regras desta empresa, para que o lote obtenha aprovação, o desvio padrão máximo é de 0,05 kg (ou 5 gramas).

ETAPA 1

ESTATÍSTICA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO

É possível aplicar a Estatística em diversas áreas da Administração como, por exemplo: Apresentação de projetos, análise dos lucros de uma empresa, análise do desempenho anual da organização, etc.

A estatística é uma ciência importante para a administração e está presente em quase todas as suas áreas. Com o passar do tempo, tanto a estatística como a administração vem passando por evoluções e cada vez mais as técnicas estatísticas vêm colaborando com os estudos organizacionais.

O grande marco da sua colaboração foi no gerenciamento e controle de qualidade, onde o controle estatístico de processo surgiu como uma solução para os problemas de qualidade revolucionando o sistema de produção. Este trabalho se propõe a estudar a estatística aplicada à administração, dedicando maior atenção para a área da produção. A metodologia consiste em estudos teóricos sobre a estatística na administração, estudo das abordagens da qualidade e das técnicas estatísticas no controle de qualidade, e a exploração dos softwares estatísticos, SAS e Estatística. Como aplicações foramutilizadas dadas de exemplos constantes na bibliografia.

Dos estudos realizados observou-se que o controle de qualidade nasceu como uma solução na redução de custos, de desperdícios, na uniformização e na normalização da produção, auxiliando as empresas a racionalizarem e maximizarem os seus recursos tornando-as mais competitivas e sólidas. Um conjunto de ferramentas essencial no controle de qualidade é o CEP, controle estatístico de processo, que utiliza a metodologia estatística para fazer com que o processo de uma empresa possa servisualizado, avaliado, modificado e melhorado. Na literatura é comum encontrar as denominações “As sete ferramentas da qualidade”, “Abordagens 5S”, “As sete ferramentas do planejamento da qualidade”, todas centradas na melhoria da qualidade. Percebe-se nestas que, a grande fundamentação vem das idéias do Dr. W. Eduarda Deming, difundidas no Japão em 1947 para reerguer a economia japonesa enfraquecida pela 2º guerra.

Dentre as ferramentas de qualidade, uma das mais importantes é o gráfico de controle, introduzido em 1934 por Shewhart. A sua principal função é a de monitorar a produção verificando se ela está ou não sob controle estatístico. Estudos recentes na qualidade convergem para abordagem da Qualidade Total, que tem como meta nenhum defeito, e para o Melhoramento Contínuo que defende o melhoramento da produção através de ações de baixo impacto, simples e contínuas.

Os números-índices são medidas estatísticas usadas por gestores, para comparar grupos de variáveis relacionadas entre si e obter um quadro simples e resumido das mudanças significativas. Mediante o emprego de números-índices é possível estabelecer comparações entre variações ocorridas ao longo do tempo, diferenças entre lugares, diferenças entre categorias semelhantes.

É grande a importância dos números-índices para o gestor, especialmente quando a moeda sofre uma desvalorização constante e quando o processo de desenvolvimento econômico acarreta mudanças contínuas nos hábitos dos consumidores, provocando com isso modificações qualitativas e quantitativas na composição da produção nacional e de cada empresa individualmente.

A sociedade muda constantemente, não sendo possível determinar o momento exato de quando essa mudança ocorre. Assim, em qualquer análise, quer no âmbito interno de uma empresa, ou mesmo fora dela, na qual o fator monetário se encontra presente, a utilização de números-índices torna-se indispensável, sob pena de o analista ser conduzido a conclusões totalmente falsas e prejudiciais a empresa.

Não nos comunicamos apenas pela escrita; o conjunto de fatos diz muito sobre a forma de pensar das pessoas, assim como as tradições e a cultura de um povo esclarecem muitos aspectos da sua forma de ver o mundo e de aproximar-se dele. E é aí que a estatística consegue executar uma de suas finalidades em construir dados que possibilitem visualizar a realidade social.

Aplicação dos conceitos de Controle Estatístico de Processo (CEP) em uma indústria de fundição do Norte Catarinense

Constatamos uma análise na qualidade e capacidade de produção de uma determinada empresa, no qual o objetivo é busca de melhorias, neste caso a estatística é colocada nos gráficos de controle, pois são nestes gráficos que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com