TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTATÍSTICAS - DEFINIÇÕES E ÂMBITO

Projeto de pesquisa: ESTATÍSTICAS - DEFINIÇÕES E ÂMBITO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.196 Palavras (9 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Esta Atividade Prática Supervisionada, relativa aos estudos da matéria Estatística, tem como objetivo formar uma equipe que supervisionará a qualidade, e será encarregada de acompanhar o processo do empacotamento de embalagens de café de 1 Kg de uma marca específica.

Para tanto caberá aos componentes da equipe realizar o trabalho de pesagem através de uma amostra aplicando os procedimentos estatísticos dentro das regras especificadas pela empresa fabricante, para determinar a aprovação ou reprovação para a comercialização.

Estudaremos a estatística aplicada na administração, dedicando maior atenção ao controle de produção, neste caso avaliando o empacotamento de uma determinada marca de café e sua fidelidade nas informações contidas em sua embalagem, principalmente quanto ao seu peso.

ESTATÍSTICA - DEFINIÇÕES E UTILIZAÇÕES

Nesta Etapa 1 definiremos os conceitos da área de Estatística, para que seja compreendido todos os fundamentos que serão utilizados na pesquisa proposta.

Através da leitura da introdução de livros dedicados à matéria, e dos artigos propostos relativos às aplicações da Estatística, passaremos a enumerar as possibilidades da aplicação da Estatística e seus conceitos na área administrativa.

Nenhuma dessas, ou de diversas outras questões, que seguem, poderão ser respondidas de forma absolutamente precisa por quaisquer teorias existentes, como: Poderá um determinado medicamento reduzir o risco de ataque cardíaco? A cotação do dólar deve aumentar na próxima semana e o preço do ouro no final deste ano? A produção industrial tem influência no aumento dos preços? A introdução de uma nova tecnologia diminui o custo de fabricação de certo produto? Qual a forma mais justa de se cobrar determinado imposto?

Logo a estatística, definida por Ron Larson e Betsy Farber, em Estatística Aplicada, como sendo a ciência que se ocupa de coletar, organizar, analisar e interpretar dados a fim de tomar decisões, é a ferramenta que fornecerá estes dados para fundamentar a melhor decisão, ou a melhor resposta encontrada.

As informações divulgadas pelos meios de comunicação atuais provêm de pesquisas e estudos estatísticos. As informações sobre os índices da inflação, das taxas de emprego e de desemprego, e outras tantas e a maioria das informações divulgadas e analisadas pela mídia, têm a aplicação da Estatística.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, ao qual a Escola Nacional de Estatísticas está vinculada, é o órgão responsável pela produção das estatísticas oficiais que auxiliam os estudos e planejamentos governamentais no país.

Tem havido bastante procura pela participação efetiva de Estatísticos, para orientar, planejar, desenvolver, programar métodos estatísticos eficientes que auxiliem a tomadas de decisão, associando as novas tecnologias e otimizando processos.

A estatística utiliza-se das teorias probabilísticas para explicar a frequência da ocorrência de eventos, tanto nos estudos de observações quanto nos experimentos modelando a aleatoriedade e a incerteza procurando estimar e/ou possibilitar a previsão dos fenômenos futuros.

Algumas práticas estatísticas incluem, planejar, organizar e a interpretar as observações, sendo que a finalidade da estatística é a produção da melhor informação possível a partir dos dados disponíveis, alguns autores sugerem que a estatística é um ramo da teoria da decisão, assim como tirar conclusões sobre as características das fontes donde estes foram retirados, para melhor compreender as situações.

Deve-se de início entender que existem dois conjuntos para efetuar a estatística, chamados de populações que seria a informação total coletada de possíveis resultados, respostas, medidas ou contagens que fazem interessa na pesquisa e a amostra que seria uma parte específica da população.

Teremos, então, como Estatística a descrição numérica de uma característica da amostra, já a descrição numérica de uma característica da população seria um Parâmetro.

A Estatística será estudada a partir de dois ramos: Estatística descritiva tratando da organização, do resumo e da apresentação dos dados coletados e, a Estatística inferencial que realiza as conclusões a partir de uma amostra, sendo a probabilidade a ferramenta básica no seu estudo.

Estes dados obtidos serão divididos entre qualitativos que consistem nas classificações não numéricas e os dados quantitativos que consiste na apresentação das medidas numéricas.

CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSO (CEP)

Em uma segunda etapa, após a leitura do artigo “Aplicação dos conceitos de Controle Estatístico de Processo (CEP) em uma indústria de fundição do Norte Catarinense” de Gueibi Peres Souza, tem-se como base de estudo um dos produtos industrializados por uma determinada empresa do ramo de fundição, o bloco de motor para caminhões a diesel, no qual é realizado o teste de qualidade medindo a sua resistência à tração.

Para esta inspeção a coleta é realizada de forma unitária, pelo grau de dificuldade do manuseio, que se apresenta em grandes dimensões, sendo que após a sua fundição espera-se pelo tempo necessário para seu resfriamento, tornando inviável a inspeção de toda a fabricação. Faz-se uso do primeiro bloco de cada lote para a realização da inspeção, onde é avaliada sua qualidade, determinando se engloba os padrões aceitáveis impostos ao produto, o que torna o lote aceito, porém caso não apresente os padrões aceitáveis acredita-se que possa existir algum problema com os corpos de ensaio, dessa forma recomeçam as análises com outras amostras do mesmo lote.

Todo este processo utilizado pela indústria de fundição do Norte Catarinense, busca o aprimoramento do produto para garantir qualidade, a grande exigência de seus clientes, para tanto, ela aplicou o conceito de controle estatístico de processo (CEP).

O objetivo da aplicação do controle estatístico de processo é a de analisar a qualidade e a capacidade de produção da indústria, identificando as particularidades e características do processo, assim como oportunidades de melhorias úteis. Nesse estudo, serão utilizados alguns dos principais tipos de gráficos de controle, tais como:

a) gráfico de controle para observações individuais;

b) gráfico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com