TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenahria Eletrica-Trabalho De Introdução

Dissertações: Engenahria Eletrica-Trabalho De Introdução. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  1.785 Palavras (8 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 8

Pesquisa Tecnológica na Engenharia

Introdução

Como aponta BAZZO Walter Antonio e PEREIRA Luiz Teixeira do Vale(1988,p.85),após o nascimento da ciência moderna e do aparecimento daquilo que se convencional chamar de tecnologia ,o que aconteceu mais ou menos a partir do século 17 ,a civilização humano nao foi mais a mesma.Nem a engenharia.A aplicação de ciência nas ações técnicas por certo foi a responsável pelo grande desenvolvimento dos meios de transporte e comunicação , dos equipamentos cirúrgicos e de lazer, dos processos de fabricação , dos utensílios domésticos....

E com isso a engenharia e tecnologias ficaram mais presentes no cotidiano da população mundial .

O grau de dependência que a sociedade moderna tem dos resultados da ciência e da tecnologia é tal que não podemos mais conceber a sua existência e sem esse dois empreendimentos humanos .Praticamente tudo o que se faz hoje tem relação direta ou indireta com elas.Escovar os dentes, assistir a televisão, surfar, ler uma revista, escutar musica ou realizar uma experiência de laboratório seriam, sem as contribuições da ciência e da tecnologia, tarefas impossíveis ou pelo menos bem mais dificultosas.Mesmo assim, poucos compreendem o que elas sao ou que representam.

Nos tempos de hoje nao tem como viver sem uma pesquisa e sem tecnologia, pois os remedios sao feitos a partir de uma pesquisa em laboratorio e que precisa de uma tecnologia avançada para tais experrimentos.Sem a tecnologia nao seriamos capazes de detectar a falta de segurança , doenças, falhas em projetos e etc.

Ciências

São processos dinâmicos que implicam a interação da comunidade cientifica com a sociedade onde interagem forças políticas e sociais. A ciências cada uma delas nao é politicamente neutra, pois depende de motivações culturais para o seu desenvolvimento , que acabam ditando como acontece a pesquisa,o seu desenvolvimento, que acabam ditando como acontece a pesquisa, o seu planejamento, o seu financiamento e também os assuntos a serem pesquisados. Até porque a ciência, formando uma imagem interpretada do mundo em que vivemos, nos providencia instrumentos para transformá-lo.

A ciência hoje em dia e financiada normalmente por empresas privadas ou governos , que necessitam de pesquisas avançada sobre doenças , curas , tecnologias, e muitos cientistas que são contratados para fazer esse tipo de pesquisas se dedicam cem por cento no trabalho pois um dos motivos e por que eles gostam do que estão fazendo e outra e para ajudar o humanidade no so do seu país mais como também do mundo.

Pesquisa Tecnológica

Pesquisa é um conjunto de investigações racionais, operações e trabalhos intelectuais ou práticos que objetiva a criação de novos conhecimentos, a invenção de novas técnicas e a exploração ou criação de novas realidade.É uma busca minuciosa com o intuito de averiguar um evento, uma hipotese, um fato ou uma ideia. Seria um trabalho intelectual intencional, racional, baseado em procedimentos consagrados , aceitos e respeitados pela comunidade científica.

Esse tipo de pesquisa e de diferente de outros tipos como, trabalho de escola, históricos e etc.Essa pesquisa tecnológica e mais especifica para de tecnologia, para desenvolvimentos de equipamentos entre outros .

O papel da pesquisa aplicada seria, em especial, criar aplicações práticas para as leis fundamentais.Talvez por isso algumas vezes confundimos tecnologia com pesquisa aplicada.

Ciência e Tecnologia

De forma simplificada, podemos dizer que a ciência procura criar leis e explicações que possam desvendar os fenômenos da natureza.Usando esse mesmo parâmetro, a tecnologia, através dos conhecimentos disponíveis especialmente os científicos, procura construir instrumentos, processos e sistemas e planejar linhas de ação que tenham valor prático.

Baseado nisso a ciência e a tecnologia sempre andam juntas, pois na maioria das vezes uma depende da outra numa pesquisa o cientista precisara sempre de uma boa tecnologia para saber se seu experimento estará certo ou errado ou sua teoria será verdadeira ou falsa.

Mas a tecnologia significa também um conjunto de procedimentos, algo como um sistema de ação de que são protagonistas técnicos gabaritados que trabalham em centros de desenvolvimento e de pesquisa.Podemos defini-la também como um conjunto de técnicas modernas baseadas nas ciências, em contraposição as praticas mais empíricas dos artesãos.Os engenheiros desenvolvem ai um importante papel:são eles que fazem a ponte entre o conhecimento cientifico e os desenvolvimentos tecnológicos de ponta.

Tipos de conhecimento

Numa pesquisa estão presentes dois tipos de conhecimento.Em algum momento, usamos um conhecimento que podemos chamar de sensível, sendo este utilizando para a absorção ou internalização do saber. Num outro momento, usamos um conhecimento que podemos identificar como intelectual, sendo este empregado para o processamento das informações e para as reflexões necessárias.

Conhecimento sensível: Entendido como provocador de uma modificação no comportamento de um órgão corporal do sujeito que se apropria do conhecimento.

Conhecimento intelectual: É aquele que se dá quando o sujeito consegue se apropria de conceitos, princípios e leis. Ele depende do conhecimento sensível, mas o transcende.

Processos do método de pesquisa

Proceder a uma pesquisa cientifica ou tecnológica é realizar concretamente uma investigação previamente planejada e desenvolvida de acordo com metodologias apropriadas ao tema. Um método de trabalho é um conjunto ordenado de procedimentos ou processo, tomando como base principalmente o tipo de tarefas e os resultados pretendidos.

O processo de método de pesquisa é subdividido em sete temas sendo eles, observação, hipótese, pesquisa bibliográfica, experimentação, dedução/indução, analise e síntese e teoria.

Nas próximas palavras irei explicar cada tema resumidamente para um entendimento melhor sobre o assunto.

Observação

O processo de observação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com