TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO SOBRE CORRENTES ELÉTRICAS

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 3
  1. INTRODUÇÃO

Para entendermos como funciona a conversão de corrente alternada para corrente contínua e sua utilização em aparelhos eletrônicos, é necessário entender os tipos de corrente e suas principais características.

  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 Corrente alternada (AC)

A corrente alternada é o tipo de corrente mais utilizada em circuitos residenciais e comerciais em todo o mundo, ela pode ter a sua voltagem aumentada ou diminuída facilmente através da utilização de um transformador. A voltagem precisa ser elevada nas linhas de transmissões  para evitar perdas e posteriormente ela precisa  ser diminuída para que possa ser consumida em indústrias e residências. A corrente alternada, como o próprio nome indica, os elétrons se movem primeiro em um sentido e depois no sentido oposto, se alternando com relação à uma posição fixa. Este tipo de corrente é produzido por um gerador e é o que existe dentro das linhas de transmissão elétrica no Brasil.

2.2 Corrente Contínua (DC)

A corrente contínua é caracterizada por elétrons fluindo somente em uma direção. Este é o tipo de corrente produzido por uma pilha ou  bateria. Elas possuem um pólo positivo e um negativo, onde elétrons são repelidos pelo pólo negativo e atraídos para o pólo positivo, de modo que eles se mantenham em constante movimento, até que a bateria ou a pilha esgote completamente sua carga, ou seja, que toda a energia química seja transferida em energia elétrica. Baterias e pilhas normalmente possuem voltagens baixas: uma bateria de carro tem 12 V, uma bateria para aparelhos eletrônicos possuem normalmente 9 V e uma pilha possui normalmente 1,2 ou 1,5 V.

  1. APLICAÇÃO

3.1 Transformação de Corrente Alternada(CA) em Corrente contínua(DC)

A corrente elétrica utilizada normalmente nas linhas de transmissões é do tipo alternada (AC), enquanto os aparelhos domésticos operados por baterias ou pilhas usam corrente contínua. Para que estes aparelhos possam ser operados usando a corrente alternada doméstica é necessário o uso de  um conversor (AC/DC), transformando a corrente alternada em corrente contínua.  O conversor desempenha  duas funções: A primeira função é  diminuir a voltagem por meio de um transformador , já que os aparelhos que funcionam com pilhas ou baterias tem voltagens baixas. A segunda função é eliminar a alternância (oscilação) da corrente. Isto é alcançado por meio de um componente eletrônico chamado diodo, que só deixa a corrente passar em um único sentido, fazendo desta  forma que todos os elétrons que passam pelo diodo mantenham o movimento no mesmo sentido, sendo assim, tornando a corrente a contínua.

Segue uma breve definição de diodo e seu funcionamento:

Um díodo é um componente de larga utilização na eletrônica.

O estudo do funcionamento do díodo não é muito simples, pois é preciso saber primeiro o que são semicondutores de tipo n e de tipo p e como funciona um componente com estes dois materiais unidos (junção pn). As figuras seguintes mostram o aspecto de dois tipos de díodo.

[pic 1]

As suas dimensões são pequenas, com cerca de 1 cm de comprimento. Se cortássemos um díodo iríamos encontrar uma estrutura do seguinte tipo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (118 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com