TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatistica introdução e conceito

Projeto de pesquisa: Estatistica introdução e conceito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.643 Palavras (7 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 7

Etapa 1

ESTASTÍSTICAS

introduçao e conceito

A Estatística são dados embasados de acordo com informações, associando os dados ao problema que procuramos resolver, que nos auxilia a descobrir dados, pois serão organizados e visualizado, para nos ajudar a obter conclusões e apresentar o problema e sua solução de maneira que outras pessoas possam mais facilmente entender.

Pode se dizer também que a estatística é uma parte da Matemática que apresenta métodos para a coleta, organização e descrição de dados. Oferecendotambém uma metodologia para análise e interpretação dos dados. Quando analisarmos um conjunto de dados, devemos sempre determinar se temos uma amostra ou uma população. Essa determinação afetará não só os métodos utilizados, como também os resultados, pois ao trabalhar com uma amostra, os resultados encontrados são estimativas para a população.

Outro conceito muito importante em Estatística é o de frequência. A frequência de uma observação é o número de repetições que ocorre nessa observação, ou seja, quantas vezes o fenômeno em questão acontece.

RESUMO TEXTO 1

O objetivo desse artigo é realizar um estudo de caso em uma indústria de fundição, localizada no Estado de Santa Catarina, aplicando conceitos básicos de Controle Estatístico de Processo (CEP). O objetivo consiste em analisar a qualidade e a capacidade de produção da indústria, visando identificar particularidades e características do processo, assim como oportunidades de melhorias úteis aos operadores e responsáveis pelo monitoramento do processo na empresa, oumesmo para outras pessoas que trabalhem e lidem com processos similares. O trabalho limita-se apenas a realizar análises estatísticas sobre os dados fornecidos para estudo e possivelmente construir conjecturas baseadas nas informações transmitidas pela empresa, esperando e acreditando na fidedignidade e veracidade das mesmas, sem, no entanto desprezar toda e qualquer informação ou inferência adquirida a partir de um olhar mais técnico científico e não tanto empírico dos dados. Nesse artigo, nós não temos a pretensão de desenvolver métodos e modelos estatísticos mais robustos para realizar tal estudo.

RESUMO TEXTO 2

Aplicação dos conceitos de Controle Estatístico de Processo (CEP) Tem como objetivo analisar com base Estatística as informações transmitidas pela empresa para definir posições baseadas nos dados coletados. A estatística aqui utiliza o método da probabilística, como forma de previsão de fenômenos futuros, seu método baseia-se nas informações coletadas da empresa. Sua meta é adquirir a melhor informação a partir dos dados coletados e assim poder fazer uma melhor interpretação do caso pesquisado. Então basicamente é uma ciência que prioriza coleta análise e interpretação dos dados. Prioriza-se com os métodos de recolha, organização, resumo e interpretação de dados.

Conceitos e aplicações da Estatística

Os conceitos estatísticos têm sido aplicados na maioria dos campos de conhecimento do homem, seus métodos são utilizados pra melhorias no desenvolvimento de controle de tráfego, aprimoramento de processos de gerenciamento na área governamental ou na iniciativa privada, tem sido também aplicada no desenvolvimento de equipamentos espaciais, na previsão de surtos epidêmicos etc.

Na prática, a Estatística pode ser empregada como ferramenta fundamental em várias outras ciências. A Estatística permite identificar situações críticas e, consequentemente, atuar em seu controle, desempenhando papel crucial no estudo da evolução e incidência

A estatística é a ferramenta que permite extrair dos dados informações para que as decisões sejam tomadas, de forma a minimizar os riscos possíveis. Podemos citar exemplos de típicas questões do dia a dia que levam a tomadas de decisão.

Grande parte das informações divulgadas pelos meios de comunicação atuais provém de pesquisas e estudos estatísticos. A estatística hoje está ramificada a administração de várias áreas, se tornando uma ferramenta indispensável no gerenciamento de muitas atividades

O uso da estatística também engloba a administração, quando falamos de qualidade, pois ajuda a reduzir custos e aumentar a qualidade, produtividade e competitividade, no mercado. Tais técnicas permitem que, por meio de pequenas amostras, seja visualizada a qualidade daquele lote de produção, tomando ações que evitem a ocorrência de problemas.

Etapa 2

Antes de falarmos sobre os tipos e métodos que temos para esta coleta, falaremos resumidamente o que é coleta de dados.

A coleta de dados é o ato de pesquisar, juntar documentos e provas, procurar informações e usa-la para tomar uma decisão. Qualquer decisão que seja tomada usando os resultados de um estudo estatísticos será tão boa quando o processo utilizado para obtenção desse dados. Se o processo tiver falhas então a decisão resultante será questionável.

Existem várias maneiras de coletar dados. Apresentaremos aqui um resumo de 4 métodos: Censo, Amostra, Simulação e Experimento.

1. Censo: Um censo é a contagem de toda uma população. Fornece informações completas, mas é difícil de ser realizado.

2. Amostra: É uma contagem ou medição de parte de uma população. O uso da amostra é mais prático do que a realização de umcenso.

3. Simulação: É o uso de um modelo matemático ou físico para reproduzir as condições de uma situação ou de um processo. Permite estudar situações que seria pouco prático ou perigoso.

4.Experimento: É aplicado um tratamento a uma parte da população e observadas as respostas.

Técnicas de amostragem

Para coletar dados não tendenciosos, é importante que a amostra seja representativa da população. Técnicas de amostragem apropriadas devem ser usadas para garantir que as inferências sobre a população sejam validas.

Amostra aleatória: é aquela no qual todos os membros da população têm chances de serem selecionados.

Amostra estratificada: quando for importante que uma amostra tenha membros de cada segmento da população, você deve usar uma amostra estratificada. Dependendo do foco do estudo, os membros da população serão divididos em dois ou mais subconjuntos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com