TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos de estatística

Abstract: Conceitos de estatística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2013  •  Abstract  •  1.408 Palavras (6 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 6

CONCEITOS DE ESTATÍSTICA

A Estatística é ma parte da matemática que fornece métodos para a coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na tomada de decisões. Seu aspecto essencial é o de proporcionar métodos inferenciais, que permitam conclusões que transcendam os dados obtidos inicialmente.

A Estatística se divide em duas áreas:

• ESTATÍSTICA DESCRITIVA: trata-se da coleta, da organização e da descrição dados numéricos referentes a uma população ou amostra.

• ESTATÍSTICA INDUTIVA OU INFERENCIAL: trata-se da coleção de métodos e técnicas utilizados para se estudar uma população baseados em amostras probabilísticas desta mesma população.

POPULAÇÃO

Denomina-se população ou universo estatístico um conjunto formado por elementos portadores de, pelo menos, ma característica em comum ou que satisfazem uma mesma propriedade, sendo objetos de interesse para estudo.

Na estatística o termo população é mais abrangente do que o usado na linguagem comum, o qual significa o conjunto dos habitantes de certo lugar.

Exemplos de população: o conjunto de funcionários da Empresa Alpha, o conjunto dos alunos de uma escola etc.

Quanto ao tipo, as populações podem ser:

• Finitas: São aquelas populações que apresentam um número limitado de indivíduos. Pode ser feita a contagem exata dos elementos que as compõem

• Infinitas: Essas normalmente estão associadas a processos em que o número de observações não tem fim. Uma população infinita deverá, portanto, ser concebida apenas como um esquema conceitual e teórico.

Na prática, quando uma população é finita com um úmero grande de elementos, considera-se como população infinita.

AMOSTRA

Entende-se por amostra uma parte ou subconjunto representativo da população que se quer estudar.

Considerando-se a possibilidade, na maioria das vez do tratamento de todos os elementos da população, limita-se as observações referente s a uma determinada pesquisa à apenas uma amostra dela. No entanto, é preciso garantir que a amostra possua as mesmas características básicas da população, no que diz respeito ao fenômeno que se deseja inferir.

O LEVANTAMENTO ESTATÍSTICO

Censo: Um levantamento censitário consiste no levantamento efetuado sobre toda uma população, o que sempre muito difícil. Isso se deve a vários fatores: como o tempo, o custo, entre outros, por isso é um levantamento estatístico pouco utilizado.

Amostragem: É o método de trabalho estatístico mais comumente utilizado quando s e quer realizar, por exemplo, uma pesquisa eleitoral.

A amostragem consiste numa técnica para recolher amostras, que garante, tanto quanto possível, o acaso na escolha dentre a população, garantindo, portanto, que cada elemento tenha a mesma chance de ser escolhido (caráter de representatividade). Geralmente, é o tipo de levantamento estatístico mais utilizado pelo seu baixo custo e pela praticidade de tempo.

AS FASES DO LEVANTAMENTO ESTATÍSTICO

1. Coleta de dados: Após cuidadoso planejamento e a devida determinação das características mesuráveis do fenômeno que se quer pesquisar, inicia-se a coleta de dados numéricos necessários à sua descrição. A coleta pode ser direta ou indireta.

A coleta é direta quando os dados são coletados pelo o próprio pesquisador através de inquéritos e questionários, como é o caso das notas de verificação e de exames, do censo demográfico etc.

A coleta se diz indireta quando é inferida de elementos conhecidos e / ou do conhecimento de outros fenômenos relacionados com o fenômeno estudado.

Como exemplo, pode se citar a pesquisa sobre a mortalidade infantil, que é feita através de dados colhidos por uma coleta direta.

1. Processamento: Fase em que os dados são organizados através de uma classificação ou de uma ordenação para permitir sua análise e apresentação. Poe exemplo, numa pesquisa de intenção de votos, pode-se aproveitar e fazer perguntas acerca da idade, escolaridade, profissão e sexo dos entrevistados. Após uma análise destes dados, pode-se traçar um perfil do eleitor que vota no candidato A, no candidato B, e assim por diante.

2. Interpretação: Fase em que os dados são analisados, previsões anteriores são ou não, novas previsões são efetuadas, dados são confrontados. Nesta fase os dados são analisados e podemos encontrar justificativas para as medidas encontradas.

3. Apresentação ou exposição dos dados: Por diversa que seja a finalidade que se tenha em vista os dados devem ser apresentados sobre formas adequadas (tabelas ou gráficos), tornando mais fácil o exame daquilo que esta sendo o objeto de tratamento estatístico ulterior obtenção de medidas típicas.

4. Análise dos resultados: Finalmente, faz-se uma análise dos resultados obtidos, através dos métodos de estatística indutiva, que tem por base a indução ou inferência, e tira-se desses resultados conclusões e previsões.

AMOSTRAGEM: COMPOSIÇÃO DA AMOSTRA

Basicamente existem dois métodos para composição da amostra: amostragem não probabilística e amostragem probabilística.

1. Amostragem acidental: Trata-se de uma amostra formada por aqueles elementos que vão aparecendo, que são possíveis de se obter até completar o número de elementos da amostra. Geralmente utilizada em pesquisas de opinião, em que os entrevistados são acidentalmente escolhidos.

2. Amostragem intencional: de acordo com determinado critério, é escolhido intencionalmente um grupo de elementos que irão compor uma amostra. O investigador se dirigir intencionalmente ao grupo de elementos dos quais deseja saber a opinião. Por exemplo, numa pesquisa sobre o grau de escolaridade dos funcionários da Empresa Alpha o pesquisador se dirige ao grupo em questão.

3. Amostragem por cotas: é um dos métodos de amostragem mais comumente usado em levantamentos de mercado e em prévias eleitorais.

Amostragem não probabilística

Consiste de amostragens em que ha uma escolha deliberada dos elementos da amostra. Não é possível generalizar os resultados das pesquisas para a população, pois as amostras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com