TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatística / Conceito

Tese: Estatística / Conceito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2013  •  Tese  •  1.228 Palavras (5 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 5

Estatística / Conceito

Desde antiguidade os povos já registravam o número de habitantes, óbito, nascimento, já fazia uma reunião de dados para se ter controle, já na idade média as informações eram tabuladas com finalidades tributárias e bélicas, ou seja já faziam “estatísticas”. A estatística refere-se a uma parte da matemática aplicada em que fornece métodos para coleta, organização, descrição análise e interpretação de dados e para utilização dos mesmos na tomada de decisões como levantar informações? Que dados deverão ser obtidos? Qual levantamento a ser utilizado? Por amostragem? E o cronograma de atividades?os custos envolvidos?etc..

Fase operacional. È o registro sistemático de dados, com um objetivo determinado.

Dados primários: Quando são publicados pela própria pessoa ou organização que os haja recolhido. Ex: tabelas do censo demográficos do IBGE.

Dados secundários: Quando são publicados por outra organização. Ex: quando determinado jornal publica estatísticas referentes ao censo demográfico extraídas do IBGE.

Obs: È mais seguro trabalhar com fontes primárias. O uso da fonte secundária traz o grande risco de erros de transcrição

Fenômeno Estatístico: È qualquer evento que se pretende analisar, cujo estudo seja possível aplicação do método estatístico. São divididos em três grupos.

Fenômenos de massa ou coletivo: São aqueles que não podem ser definidos por uma simples observação. A estatística dedica-se ao estudo desses fenômenos. Ex: a natalidade na Grande cidade de Belo Horizonte, o preço médio da cerveja em Belo Horizonte, etc.

Fenômenos individuais:: São aqueles que irão compor os fenômenos de massa. Ex: cada nascimento na Grande cidade de Belo Horizonte, cada preço de cerveja em Belo Horizonte, etc.

Fenômenos de multidão:: Quando as características observadas para a massa não se verificam para o particular.

Dado Estatístico: È um dado numérico e é considerada a matéria-prima sobre a qual iremos aplicar os métodos estatísticos.

População: È o conjunto total de elementos portadores de, pelo menos uma característica comum

Amostra: È uma parcela representativa da população que é examinada com o propósito de tirarmos conclusões sobre a população.

Parâmetros. São valores singulares que existem na população e que servem para caracterizá-la. Para definirmos um parâmetro

AMOSTRA: é uma parcela representativa da população que É EXAMINADA com o propósito de tirarmos conclusões sobre a essa população.

PARÂMETROS: São valores singulares que existem na população e que servem para caracterizá-la. Para definirmos um parâmetro devemos examinar toda a população. Ex: Os alunos do 2º ano da FACEV têm em média 1,70 metros de estatura.

.

FENÔMENO ESTATÍSTICO: é qualquer evento que se pretenda analisar, cujo estudo seja possível a aplicação do método estatístico. São divididos em três grupos:

É mais seguro trabalhar com fontes primárias. O uso da fonte secundária traz o grande risco de erros de transcrição. quando são publicados por outra organização. Ex: quando determinado jornal publica estatísticas referentes ao censo demográfico extraídas do IBGE. quando são publicados pela própria pessoa ou organização que os haja recolhido. Ex: tabelas do censo demográfico do IBGE. Walter ShewhartA construção de conceitos estatístico estístico Comportamento organizacional é uma matéria que estuda a formação dos grupos na sociedade e os estudos em forma de estabelecer uma relação onde haja interação entre todos os grupos existentes, formando assim uma única forma de enfatizar e demonstrar suas experiências no dia - a - dia também mostra como o ser humano convive na sociedade onde existem varias classes e mostra também as igualdades e desigualdades existentes em cada classe, retratam também o que acontece muitas vezes entre grupos que é a diferença de cultura , religião , hábitos etc..

Fazem esses grupos terem a percepção de notar que há diferenças entre eles e de forma em que possam interagir com outros grupos como forma de adaptar algo de outro grupo no seu grupo ou seja na sua diversidade, isso motiva a sociedade a passar a conhecer mais sobre outras culturas entender seus aspectos e conseguir adaptar seus hábitos e vice – versa.

Perceber a mudança também faz parte do comportamento organizacional onde podemos nos adequar a outro tipo de vida,cultura e religião isso é um aspecto que marca o ser humano tendo um sistema aberto ou seja em grande conhecimento e expansão. O comportamento organizacional estuda as ações do indivíduo dentro de uma organização, seja em atitudes ou em desempenho, lembrando que as organizações são pessoas que nelas operam. O estudo do comportamento de pessoas em uma organização, procura entender determinadas ações dos funcionários quando se depara com atitudes seja ela favorável ou não, faz com que ajuda a criar uma visão mais apurada das situações, procurando sempre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com