TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatística básica

Seminário: Estatística básica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  Seminário  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 2

Família

Alimentação

Saúde

Casa

Economia

Estilo

mais

eHow Brasil»Educação e ciência»Como encontrar a média, mediana, moda, variação e desvio padrão

Como encontrar a média, mediana, moda, variação e desvio padrão

Escrito por Ehow Contributor | Traduzido por Ellen Zanelato

Como encontrar a média, mediana, moda, variação e desvio padrão

Estatística básica

As estatística descritiva fala sobre a distribuição dos pontos de dados em um conjunto de dados. As medidas mais comuns são média, mediana, moda, variação e desvio padrão. Para ilustrar essas medidas, considere um grupo de números fictícios de pontuações em uma prova: 44, 51, 72, 72, 88, 99.

Nível de Dificuldade:Moderada

Outras pessoas estão lendo

Como calcular a média e o desvio padrão utilizando Python

Como calcular o desvio médio padrão

O que você precisa?

Calculadora

Instruções

Média, mediana, moda e variação

1

Some todos os números no grupo e divida essa soma pelo número de itens para achar a média, também conhecida como rateio. No nosso exemplo, some 44, 51, 72, 72, 88 e 99 e obtenha 426. Divida 426 por 6 para conseguir a média das pontuações do teste, que é 71.

2

Determine a mediana colocando os dados numa ordem numérica e encontrando o número médio, que é uma outra forma de calcular uma espécie de valor "médio" para um conjunto de dados. No nosso exemplo, nós temos dois números médios, 72 e 72. Se você conseguir dois números médios é porque você tem um número par de dados, calcule a média dos dois para conseguir a mediana. A pontuação mediana no exemplo é 72.

3

Examine os dados para determinar a moda, que é o número mais presente no conjunto de dados. Em nosso exemplo, a moda é 72 pois aparece duas vezes. Um conjunto pode ter mais de uma moda.

4

Examine os dados para encontrar a variação, que é a diferença entre os valores mais altos e os mais baixos. A maior pontuação dos seus alunos imaginários é 99; a menor 44. Subtraindo 44 de 99 temos a variação de 55.

Desvio padrão

1

Calcule as diferenças entre cada ponto de dado e a média 71. Por exemplo, subtraia 44 de 71 e encontre 27. Faça este cálculo para cada uma das seis pontuações no conjunto para conseguir este conjunto de números: 27, 20, 1, 1, 17 e 28; ignore sinais negativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com