TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatística variável

Seminário: Estatística variável. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2014  •  Seminário  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 2

Em estatística, uma variável é uma característica qualquer de interesse que associamos à população ou à amostra para ser estudada estatisticamente. São chamadas assim porque apresentam variação de elemento para elemento na população ou amostra de estudo.(Giovani Glaucio de oliveira Costa e Juliana Di Giorgio Gianoti- Estatistica Aplicada ao Turismo V.1 2ª edição)

Variável Qualitativa[editar | editar código-fonte]

São aquelas que se baseiam em qualidades e não podem ser mensuradas numericamente. Uma variável é qualitativa quando seus possíveis valores são categorias. Estas ainda se subdividem em:

Variável Qualitativa Ordinal: São aquelas que podem ser colocadas em ordem, por exemplo, a classe social (A,B,C,D, ou E).

Variável Qualitativa Nominal: São aquelas que não podem ser hierarquizadas ou ordenadas,não tem nenhuma ordem de variações, como a cor dos olhos, o local de nascimento, sexo, carreira, região onde mora.

Variável Quantitativa[editar | editar código-fonte]

São aquelas que são numericamente mensuráveis, ou seja, que seus possíveis valores podem ser numéricos ou de contagem. Estas ainda se subdividem em:

Variável Quantitativa Discreta: o conjunto de resultados possíveis podem ser finito ou enumerável. Exemplo: número de filhos, alunos numa escola e etc.

Variável Quantitativa Contínua: os valores formam um intervalo ou união de números reais. Exemplo: peso, altura, pressão sistólica, nível de açúcar no sangue.

Em estatística, população é o conjunto de todos os elementos ou resultados sob investigação. Este conceito se contrapõe ao de amostra, que é uma parte (subconjunto) da população.1

Outra definição possível: em estatística chama-se população ao conjunto de todos os valores que descrevem o fenómeno que interessa ao investigador.2

Por exemplo, considere uma pesquisa para estudar o peso dos 1000 alunos de uma academia de ginástica. Digamos que sejam escolhidos 50 indivíduos e que seus respectivos pesos sejam anotados. A variável aleatória a ser observada é "peso". A população é formada pelos 1000 alunos, e a amostra é formada pelos 50 alunos cujos pesos foram medidos. O que se espera é que esta amostra, se adequadamente escolhida, tenha características semelhantes (chamadas de parâmetros) à da população em estudo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com