TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatísticas

Tese: Estatísticas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2013  •  Tese  •  784 Palavras (4 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 4

A Estatística é uma parte da Matemática Aplicada que fornece métodos para a colecta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na tomada de decisões.

A colecta, a organização e a descrição dos dados numéricos através da criação de instrumentos adequados (quadros, gráficos e indicadores numéricos), estão a cargo da Estatística Descritiva.

No estudo da Estatística, o termo “estatística” é utilizado para referir dois conceitos diferentes, conforme se utiliza no singular ou no plural. Quando utilizado no plural, é sinónimo de facto ou dados numéricos, enquanto que no singular constitui um objecto de estudo, uma ciência, tal como é a Matemática, e compreende, como foi referido anteriormente, um conjunto de princípios e métodos de colecta, organização, descrição, análise e interpretação de dados numéricos.

Em suma, pode-se dizer que a estatística permite:

▪ Descrever e compreender relações entre as variáveis;

▪ A tomada de melhores e mais rápidas decisões para fazer face à mudanças.

1.2. Conceitos básicos

1.2.1. População e amostra

Identificado o problema a analisar, a etapa seguinte de um estudo estatístico, é a recolha de dados necessários, apropriados, tão completos quanto possível e, sobre tudo, pertinentes para a situação que se pretende analisar.

Os dados podem ser obtidos a partir de um conjunto formado por indivíduos ou objecto que têm pelo menos uma característica em comum e observável que chamamos de população. Podemos falar em:

▪ População dos estudantes do curso de Gestão e Finanças;

▪ População dos operários da industria automobilística;

▪ População de alturas em “cm” das pessoas de determinado bairro;

▪ População de pecas fabricadas numa linha de produção, e assim por diante.

Como em qualquer estudo estatístico tem-se em mente pesquisar uma ou mais características dos elementos de uma população, esta característica deve estar bem definida. Considerando um elemento qualquer, deve-se afirmar sem ambiguidade se este elemento pertence ou não à população. É necessário que exista um critério de constituição da população.

No entanto, uma população pode ser, na maioria das vezes é um conjunto extenso. E num estudo estatístico, isso pode acarretar. Deste modo, limita-se o estudo a uma parte da população. A esta parte proveniente da população, denomina-se amostra (subconjunto finito de uma população). É com base nos resultados desta amostra que se pode tirar conclusões sobre as populações (Estatística Indutiva ou Inferencial).

1.2.2. Variáveis

A cada fenómeno corresponde um número de resultados possíveis. Assim, por exemplo:

— para o fenómeno “sexo” são dois os resultados possíveis: sexo masculino e sexo feminino.

— para o fenómeno “número de filhos” há um número de resultados possíveis expresso através de números naturais: 0, 1, 2, ..., n.

- para o fenómeno “altura” temos uma situação diferente, os resultados podem tomar um número

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com