TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatísticas aplicadas

Seminário: Estatísticas aplicadas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  Seminário  •  236 Palavras (1 Páginas)  •  255 Visualizações

ATPS – Estatística Aplicada

Professor Mário da Silva

Etapa 1 – Passo 3

Realizar uma busca e levante as possibilidades de aplicação da Estatística na área de Produção Industrial. Esse levantamento deve conter uma relação de lugares, situações e problemas onde podemos aplicar conceitos estatísticos.

Estatística é uma ciência muito utilizada na Produção Industrial, podemos aplicar conceitos estatísticos em inúmeras áreas da administração empresarial tais como Gestão de Materiais, Controle de Qualidade, Gestão de Pessoas, Engenharia de Produção. Atualmente a gestão industrial utiliza a técnica de KPI Key Performance Indicators ou (indicador chave de desempenho) para verificar e controlar os níveis de desempenho de setores específicos ou a unidade fabril como um todo, onde a estatística é fundamental.

• Gestão de Materiais, podemos aplicar estudos periódicos para conhecermos a demanda mensal de cada produto, tal qual estabelecer a “CURVA ABC” 80-20 do italiano Vilfredo Pareto.

• Controle de Qualidade, utilizamos a estatística para conhecermos o nível de rejeição de componentes e produtos, nível de devolução de produtos pelos clientes, quais os produtos com maior índice devolução, nível de satisfação dos clientes. Desenvolvimento do CEP Controle Estatístico do Processo utilizado para validação da robustez do processo produtivo.

• Engenharia de Produção, estudos de vida útil de ferramentas em relação a quantidade de unidades de peças produzidas. Estudo de Tempo Padrão. Controle de Eficiência e produtividade, quantidade de horas dispensadas em Set-up.

• Gestão de Pessoas, Estudos sobre absenteísmo, Índice de satisfação dos colaboradores.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com