TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatísticas: introdução e conceitos iniciais

Seminário: Estatísticas: introdução e conceitos iniciais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  Seminário  •  1.008 Palavras (5 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 5

Estatística : Introdução e Conceitos iniciais.

Para compreender e aplicar os procedimentos estatísticos será preciso assimilar suas definições, seus conceitos e principalmente suas áreas de atuação.

Ao definirmos estatística dizemos que, é a ciência que coleta, organiza e interpreta dados com a finalidade de se tomar uma decisão precisa e eficaz. A Estatística está a nossa volta em todos os sentidos, ao nos basearmos em dados, extraímos informações de observações, de contagens e assim obteremos respostas para completar a pesquisa. A população e a amostra geram os dados amostrais que formam conclusões sobre população. Os métodos devem ser apropriados, caso contrário eles não terão valor algum (LARSON E FARBER, 2010).

Na apropriação sobre o desenvolvimento das pesquisas estatísticas e suas inúmeras aplicações há um entendimento muito vasto. A aplicação de conceitos de controle estatístico (CEP) é responsável por identificar diretrizes que levam as empresas a atingir graus de qualidade mais satisfatórios, visando à percepção, por parte de seus clientes, de uma maior qualidade de seus produtos e obtendo, com isso, maior quantidade de pedidos, dentro de um mercado cada vez mais competitivo. A CEP levou em consideração um dos produtos considerados estratégicos, devido a sua consolidação no mercado: Blocos de motor para caminhões a diesel, de uma empresa no norte do estado de Santa Catarina. Um dos aspectos da avaliação da qualidade do produto é medida através de sua dureza, ou seja, grau de resistência à tração, sendo usada como unidade de medida a Mpa (Mega Pascal). O Pascal, (símbolo Pa) é a unidade de pressão e tensão no SI (Sistema Internacional), equivalente a 1 Newton (N) sobre uma superfície de 1 metro quadrado. Um Mega Pascal (Mpa) equivale a 106 N/m². O processo de inspeção se dá sempre com o primeiro bloco do lote que é produzido, sendo que o mesmo é submetido a um ensaio de tração com limite mínimo de especificação de 230 Mpa. Nesse processo o bloco precisa ser cortado para que se retire o corpo de prova. Se a dureza do bloco (corpo de prova) respeitar esse valor crítico o lote é aceito, caso contrário, segue-se um procedimento que admite a existência de problemas com o corpo de ensaio (corpo de prova). Utilizando os dados coletados desse processo de inspeção, baseados na utilização dos vários tipos de gráficos, tais como: o gráfico de controle para observações individuais, o gráfico da amplitude móvel, o gráfico da média móvel exponencialmente ponderada e o gráfico de soma cumulativa, objetiva-se analisar a qualidade e a capacidade de produção da indústria, identificando particularidades do processo, bem como oportunidades de melhorias nos produtos, que beneficiarão tanto a indústria como seus consumidores.

(SOUZA, Gueibi Peres. Aplicação dos conceitos de Controle Estatístico de Processo (CEP) em uma indústria de fundição do Norte Catarinense. Disponível em httpttps://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B0EMRzdACiXpOTA0NjgxYmQtNTYwMS00NjA1LTk0NmYtODk4YzM2MTUzZDJh&hl=pt_BR> . Acesso em: jul. 2013

Nos conceitos e aplicações da estatística assimilamos sobre eventos e probabilidades. Sendo assim, o experimento aleatório é qualquer aparato, fenômeno ou situação onde há vários resultados possíveis. Ao conjunto de todos os resultados de um experimento chamamos Espaço aleatório. O espaço aleatório classifica-se em: - Espaço amostral discreto: finito ou enumerável como o lançamento de uma moeda. - Espaço amostral contínuo: não é enumerável, como o sorteio de um número real entre zero e um.

Podemos classificam os eventos assim. Evento certo: por exemplo, sair o resultado “cara” no lançamento de uma moeda. Evento simples: por exemplo, sair o resultado “cara” em três lançamentos de uma moeda. Evento impossível: sair quatro vezes o resultado “cara” em três lançamentos de uma moeda.

As Probabilidades classificam-se em: Clássica: é a razão entre o número de resultados favoráveis a este evento e o número de resultados possíveis. Frequentista: Limite da frequência relativa deste evento quando o número de ensaios vai para infinito. Subjetiva: grau de crença de um indivíduo de que a probabilidade irá acontecer.

Ainda observamos os Eventos Independentes e Probabilidade Condicional. Eventos independentes: quando a ocorrência de um evento A, não altera a ocorrência de probabilidade um evento B. Probabilidade Condicional: é a probabilidade de ocorrência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com