TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapa estatística

Tese: Etapa estatística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  Tese  •  1.121 Palavras (5 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 5

Estatística etapa 1

passo1 e artigo 2

Estatística é a ciência que se ocupa de coletar, organizar, analisar e interpretar dados a fim de tomar decisões, permitindo o controle e estudo de fenômenos,fatos, eventos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento. Tem por objetivo fornecer métodos e técnicas para lidarmos com situações sujeitas a incertezas.

Atualmente os dados estatísticos são obtidos,classificados e armazenados em meio magnético e disponibilizados em diversos sistemas de informação acessível a todos, podendo ser utilizados para o desenvolvimento de suas atividades, pois as informações estatísticas são concisas,especificas e eficazes, fornecendo subsídios para a tomada de decisão, podendo definir melhor as suas metas, avaliando sua performance, identificando seus pontos fracos e atuando na melhoria de seus processos.

Existem dois tipos de conjunto de dados que iremos usar para estudar estatísticas:

População é todos os resultados,resposta, medidas ou contagens que são de interesse.

Amostra é um subconjunto de uma população.

A estatística se divide em dois ramos principais:

A estatística descritiva que é o ramo que trata da organização, do resumo e da apresentação dos dados.

A estatística inferencial é o ramo que trata de tirar conclusões sobre uma população a partir de uma amostra,sendo a probabilidade sua ferramenta básica.

Classificação de dados:

Dados qualitativos:consistem em atributos, classificações ou registros não numéricos.

Dados quantitativos:consistem em medidas ou contagens numéricas.

Níveis de medidas:

O nível de medida determina quais cálculos estatísticos são significativos. Os quatro níveis de medida, do mais baixo para o mais alto, são:nominal,ordinal,intervalar e racional.

Nível de medida nominal: são somente qualitativos, são categorizados usando nomes,marcas ou qualidades.

Nível de medida ordinal: são qualitativos ou quantitativos, os dados podem ser arranjados em ordem mas as diferenças entre os registros de dados não são significativos.

Nível intervalar de medida: são quantitativos, os dados podem ser ordenados e é possível calcular diferenças significativas entre os registros de dados. Nele um registro nulo representa simplesmente uma posição na escala, o registro não é um zero inerente.

Nível racional de medida: são similares aos do nível intervalar, com a propriedade adicional de que um registro nulo é um zero inerente.

Planejamento de experimentos

A meta de todo estudo estatístico é coletar dados, para usa-los na tomada de decisões, o resultado desta será tão bom quanto foi o processo da coleta. Mesmo que não precise desenvolver um estudo estatístico você terá que interpretar um destes estudos.

Coleta de dados:

O foco do estudo determina a melhor maneira de coleta-los. Existem quatro tipos de coleta:

Fazendo um censo: é a contagem ou medição de toda uma população, fornece informações;

Usando uma amostra: é uma contagem ou medição de parte da população, é mais pratico que a realização do censo;

Usando uma simulação: é o uso de um modelo matemático ou físico para reproduzir as condições de uma situação ou de um processo;

Realizando um experimento: é aplicado um tratamento a uma parte da população e são observado as respostas, em uma segunda parte da população usada como um grupo de controle, este grupo não recebe tratamento algum ou então recebe um placebo. Após serem observadas as repostas dos dois grupos, os resultados são comparados.

Técnicas de amostragem

Para não coletar dados não-tendenciosos, é importante que a amostra seja representativa da população. Lembre-se que quando um estudo é feito com dados imprecisos, os resultados são questionáveis. Uma amostra aleatória é aquela na qual todos os membros da população tem chances iguais de serem selecionadas.

Quando escolher os membros de uma amostra, deve ser decidido se é aceitável ou não ter o mesmo membro da população selecionado mais de uma vez. Há várias técnicas que são usadas para se construir uma amostra:

Amostra estratificada: os membros da população serão divididos em dois ou mais subconjuntos diferentes,chamados de estratos, que compartilham uma característica similar, o emprego desta amostra nos assegura que cada segmento da população está representado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com