TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funções estatísticas

Artigo: Funções estatísticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  Artigo  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 3

A Palavra Estatística origina-se do latim e significa “Estado”,este termo provém do primeiro uso da estatística e tinha como função o registro de dados(número de habitantes da população,número de casamentos,etc...)e a elaboração de tabelas e gráficos para descrever-se sumidamente um determinado País,em números.

A Estatística é a ciência que coleta,organiza,analisa e interpreta dados para a tomada de decisões.Há dois tipos de conjunto de dados usados em estatística,esses conjuntos são chamados de população e amostra.População é uma coleção completa de todos os elementos a serem estudados,amostra é uma subcoleção de elementos extraídos de uma população.

A Estatística se preocupa com:

*A coleta,a organização,a sintetização e a apresentação de dados;

*A medição da variação nos dados e levantamentos;

*A estimativa dos parâmetros da população e a determinação da precisão das estimativas;

*A aplicação dos …............... de hipótese em relação aos parâmetros.

*A análise da relação entre duas ou mais variáveis.

A estatística trabalha dois conjuntos de dados;o universo e a amostra..

A estatística pode ser dividida em duas:

Estatística Descritiva:É a parte que procura os melhores métodos para coletar,ordenar e sumarizar os dados do experimento.

Estatística Experimental:É a parte que fornece os métodos para coletar,ordenar e sumarizar os dados do experimento.

*As possibilidades de aplicação da Estatística na área da Administração:

A metodologia Estatística é de extrema importância em praticamente todas as áreas do conhecimento,sempre que estiver envolvida a coleta,ou análise de dados observacionais ou experimentais.Atualmente,quase todos os meios de comunicação,como jornais,revistas,rádio,televisão e internet,lançam mão de modelos estatísticos,como gráficos,diagramas,tabelas e pesquisas para integrar e enriquecer seus conjuntos de informações a serem divulgados para a população.E nisso,inclui o sistema empresarial que se utiliza de estatística como ferramenta para gerenciar seus atos comerciais.

A empresa é uma das vigas mestras da economia.A direção de uma empresa,de qualquer tipo,incluindo as estatais e governamentais,exige de seu gestor a tarefa de tomar decisões e o conhecimento e o uso da estatística facilitando seu trabalho de organizar,dirigir e controlar a empresa.

Por meio de coleta de dados,podemos conhecer a realidade geográfica e social,os recursos naturais,humanos e financeiros disponíveis as expectativas da comunidade sobre a empresa,a estabelecer suas metas,seus objetivos com maior possibilidade serem alcançadas a curto,médio ou longo prazo.

Tudo isso,que se pensou,que se planejou,precisa ficar registrado,documentado para evitar esquecimentos,a fim de garantir bom uso do tempo,da energia e do material e ainda para um controle eficiente do trabalho.

Mortalidade Infantil é um problema social que ocorre em escala global,no entanto as regiões pobres são as mais atingidas.Entre os principais motivos estão a falta de assistência e de orientação às grávidas,a deficiência na assistência hospitalar aos recém-nascidos,a ausência de saneamento básico(desencadeando a contaminação de alimentos e de água,resultando em outras doenças)e desnutrição.

No Brasil,assim como na maioria dos outros países,esta taxa está reduzindo a cada ano.Conforme dados do IBGE,a mortalidade infantil no Brasil,segue em declínio.

Em uma década(1998-2010)passou de 33,5 crianças mortas por mil nascidas vivas,para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com