TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO A ESTATÍSTICA

Tese: INTRODUÇÃO A ESTATÍSTICA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  Tese  •  1.008 Palavras (5 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE ANHANGUERA

ESTATÍSTICA

ADMINISTRAÇÃO

ATPS – INTRODUÇÃO A ESTATÍSTICA

ATPS 01 – INTRODUÇÃO A ESTATÍSTICA

INTRODUÇÃO A ESTATÍSTICA:

Estatística é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre outros tópicos envolve o planejamento, a coleta qualificada, a interferência, o processamento, a analise e a disseminação das informações. Ela tem por objetivo fornecer métodos e técnicas para lidarmos, com situações sujeitas a incertezas.

DESDE A ANTIGUIDADE:

Apesar de a estatística ser uma ciência relativamente recente, ela remonta a antiguidade, onde operações de contagem populacional já eram utilizadas para obtenção de informações sobre os habitantes, riquezas e poderio militar dos povos, dessa forma os povos sentiram necessidade de armazenar dados estatísticos, por comercio exterior, produção de bens e de alimentos.

Hoje em dia é muito usado a estatística pois atualmente os dados são obtidos, classificados e armazenados em meio magnético e disponibilizados em diversos sistemas de informação acessíveis a pesquisadores, cidadãos e organizações da sociedade.

APLICAÇÕES DA ESTATISTICA:

Exemplos de aplicações são os índices de inflação, de emprego e desemprego, divulgados e analisados pela mídia...entre muitos outros.

Na pratica a estatística pode ser aplicada como ferramenta fundamental em várias outras ciências, como na área de saúde, tecnológica e cientifica.

MERCADO DE TRABALHO:

A diversidade de atuação é um dos grandes atrativos da estatística como exemplos:

Indústria, Área de Recursos Humanos, Universidades e Instituições de Pesquisa, Área de Demografia, Área Financeira e Bancaria Área de Marketing e Analise de Mercado.

PRODUÇÃO ESTRATÉGICA:

Uma Indústria de fundição que produz blocos para veículos automotores, situada no Norte do Estado de Santa Catarina, fornece seus produtos e grandes nomes da indústria automotiva mundial, portanto, atua em um mercado bastante competitivo.

Um produto estratégico é um determinado bloco de motor para caminhões a diesel. Para que se possa ter uma visão geral do comportamento estatísticos destes dados, foram realizados testes objetivando verificar a presença de normalidade na distribuição da série ou a existência de autocorrelação serial. Foram também realizados estimativos da média e do desvio padrão dos resultados coletadas ao longo dos 185 dias.

Foram também implementados Gráficos de Controle objetivando detectar possíveis mudanças na média do processo, foram construídos gráficos alternativos ao de Shewhart mais indicados para amostras unitárias, são eles...

Gráfico das Observações Individuais, da Amplitude Móvel, da Soma Cumulativa e da Média Móvel Exponencialmente Ponderada.

E toda a analise feita até o momento deste processo buscou identificar informações a respeito da estabilidade do processo, torna-se necessário sabermos também se o mesmo está produzindo uma porcentagem significativa de blocos fora dos limites de especificação, pois segundo COSTA não existe uma relação direta entre estabilidade e capacidade.

Mas com relação à qualidade da produção de blocos para motores de caminhão, podemos concluir que a empresa trabalha com um processo estável. Identificou-se também que o processo estudado apresenta uma variabilidade que não pode ser desconsiderada e os resultados obtidos com a utilização dos diversos gráficos de controle para amostras de tamanho unitário, juntamente com a estimação do índice de capacidade, atendeu de forma razoavelmente satisfatória.

É recomendado a possibilidade de implementação de um controle estatístico no processo de recomposição dos componentes químicos responsáveis pela liga do ferro fundido. Acredita-se que esta iniciativa poderia levar a uma redução significativa da variabilidade do processo do bloco analisado, tendo em vista que é um dos possíveis fatores que influencia nos resultados dos testes de tração do mesmo.

APLICAÇÕES DA ESTATÍSTICA NA AREA DE ADMINISTRAÇÃO:

O uso da estatística na gestão das empresas no mundo moderno

Os números-índices são medidas estatísticas usadas por gestores, para comparar grupos de variáveis relacionadas entre si e obter um quadro simples e resumido das mudanças significativas. Mediante o emprego de números-índices é possível estabelecer comparações entre variações ocorridas ao longo do tempo, diferenças entre lugares, diferenças entre categorias semelhantes.

É grande a importância dos números-índices para o gestor, especialmente quando a moeda sofre uma desvalorização constante e quando o processo de desenvolvimento econômico acarreta mudanças contínuas nos hábitos dos consumidores, provocando com isso modificações qualitativas e quantitativas na composição da produção nacional e de cada empresa individualmente.

A sociedade muda constantemente, não sendo possível determinar o momento exato de quando essa mudança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com