TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO ÀS ESTATÍSTICAS

Projeto de pesquisa: INTRODUÇÃO ÀS ESTATÍSTICAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.781 Palavras (16 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 16

ANHANGUERA EDUCACIONAL

Faculdade Anhanguera Campinas - Unidade 3

ADMINISTRAÇÃO

ESTATÍSTICA:

ATPS – Etapas 1 e 2

CAMPINAS

2014

ETAPA 1 – INTRODUÇÂO A ESTATÌSTICA

Passo 1 – Elaborar um texto dissertativo que descreve os conceitos introdutórios de Estatística Descritiva e informações ligadas ao estudo e utilização de Estatística Descritiva na área de Administração.

Introdução a Estatística

Se pensarmos como cidadãos comuns no dia a dia, visualizamos estatística como sendo apenas tabelas e gráficos, mas a função do estatístico vai muito além. S

Seus estudos e pesquisas se aprofundam em uma grande quantidade de informações, dados e situações, que são analisados e interpretados transformando em resultados de maneira a facilitar os gestores e administradores na tomada de decisões.

A estatística é divida em duas partes: estatística descritiva e inferência estatística.

Estatística descritiva

A estatística descritiva é a etapa inicial da análise utilizada para descrever e resumir os dados.

A disponibilidade de uma grande quantidade de dados e de métodos representativos do comportamento de uma variável, onde se utilizam tabelas, gráficos e medidas que resumem a distribuição desta variável.

• Variáveis: As variáveis são característica de varias coletas de dados que podem ser observadas ou medidas em todos os elementos pesquisados (seja por censo, amostragem, levantamento ou experimento). Para todas as variáveis e para todos os elementos, há sempre um resultado possível.

•Qualitativa – a pesquisa qualitativa tem como principal objetivo interpretar os fenômenos observados e as que fornecem dados de natureza não numérica, como o sexo de um paciente e estado civil.

•Quantitativa – são aquelas cujos dados são valores numéricos que expressam quantidades, como idade e estatura das pessoas. Elas podem ser classificadas Mesmo que os dados possam ser codificados numericamente os números aqui são apenas símbolos sem valor quantitativo.

População e Amostra

Chama-se população ou universo estatístico ao conjunto de todos os elementos que têm pelo menos uma característica comum.

A população pode ser finita ou infinita.

Tabelas e Distribuições de Frequência

A análise estatística se inicia quando um conjunto de dados torna-se disponível de acordo com a definição do problema da pesquisa. Um conjunto de dados seja de uma população ou de uma amostra contém muitas vezes um número muito grande de valores. Além disso, esses valores, na sua forma bruta, encontram-se muito desorganizados. Eles variam de um valor para outro sem qualquer ordem ou padrão. Os dados precisam então ser organizados e apresentados em uma forma sistemática e sequencial por meio de uma tabela ou gráfico.

Quando fazemos isso, as propriedades dos dados tornam-se mais aparentes e tornamo-nos capazes de determinar os métodos estatísticos mais apropriados para serem aplicados no seu estudo.

Suponhamos o seguinte conjunto de dados:

30 01 19 01 46 22 48 19 45 32 01 19 12 22 44 32 19 22 32 22 50 12

Organizando os dados, termos.

01 01 01 12 12 19 19 19 19 22 22 22 22 30 32 32 32 44 45 46 48 50

Para montarmos uma distribuição de frequências desses dados verificamos quais são os valores não repetidos que existem e em uma primeira coluna de uma tabela colocamos esses valores e na segunda coluna colocamos o número de repetições de cada um desses valores.

Para o exemplo acima, a distribuição de frequências será:

Variáveis Frequência

1 3

19 4

22

32 3

45 4

A frequência de uma observação é o número de repetições dessa observação no conjunto de observações. A distribuição de frequência é uma função formada por pares de valores sendo que o primeiro é o valor da observação (ou valor da variável) e o segundo é o número de repetições desse valor.

Frequências Relativas e Acumuladas

Para o exemplo acima também podemos calcular a frequência relativa referente a cada valor observado da variável. A frequência relativa é o valor da frequência absoluta dividido pelo número total de observações.

Classe Frequência PM FR Fac

1 18 5 9,5 0,23 5

19 20 4 19,5 0,18 9

21 30 5 25,5 0,23 14

31 48 7 39,5 0,32 21

49 58 1 53,5 0,05 22

Total 22 1,00

Histogramas

Histograma é uma representação gráfica de uma tabela de distribuição de frequências.

Desenhamos um par de eixos cartesianos e no eixo horizontal (abscissas) colocamos os valores da variável em estudo e no eixo vertical (ordenadas) colocamos os valores das frequências. O histograma tanto pode ser representado para as frequências absolutas como para as frequências relativas. No caso do exemplo anterior, o histograma seria:

Polígono de frequência

Já o polígono de frequência, você pode obter pela simples união

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com