TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO ÀS ESTATÍSTICAS DE DESCRIÇÃO

Projeto de pesquisa: INTRODUÇÃO ÀS ESTATÍSTICAS DE DESCRIÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA DESCRITIVA

ETAPA - 01

PASSO - 01

A Estatística auxilia os profissionais a realizarem seu trabalho com mais eficiência, especialmente na análise de dados provenientes de quaisquer processos onde existe variabilidade, é usual dividir a Estatística em três grandes áreas que são:

• Estatística Descritiva: conjunto de técnicas que objetivam coletar, organizar, apresentar, analisar e sintetizar dos dados numéricos de uma população ou amostra. Assim, com esses dados é possível se obter uma ´´preliminar`` do resultado esperado da amostra.

• Probabilidade: modelos matemáticos que explicam fenômenos estudados pela Estatística em condições normais de experimentação;

• Estatística Inferencial: processo em que se deseja obter informações sobre uma população a partir de resultados observados na amostra. Esta apostila apresenta os conceitos básicos sobre a Estatística Descritiva.

2 ESTATÍSTICA DESCRITIVA

A estatística descritiva procura-se sintetizar e representar de forma compreensível a informação contida em um conjunto de dados. Isto é feito pela construção de tabelas,gráficos e cálculos de valores que representam a informação contida nos dados. O diagrama abaixo apresenta um resumo sobre a Estatística Descritiva. Primeiramente, defina-se um problema a ser estudado e, após a definição, determina-se o procedimento necessário para resolver o problema. A fase do planejamento é essencial, pois é nesta fase em que será escolhido o tipo de levantamento (dados) a ser utilizado (total ou parcial).

2.1 Coleta de dados

Esta fase compreende a coleta de informações, propriamente dita. Entretanto, é conveniente estabelecer uma distinção entre as duas espécies de dados:

• Dados primários – quando são coletados pelo próprio pesquisador ou organização a partir de uma fonte originária (coleta direta).

• Dados secundários – quando são coletados pela publicação do pesquisador ou organização (coleta indireta).

2.2 Crítica dos dados

Consiste em um tratamento prévio: os dados são contados e agrupados.

2.3 Apresentação dos dados

Nesta fase, os dados são apresentados de forma adequada para facilitar sua leitura e análise. Há duas formas de apresentação:

a)

Tabelas;

b)

Gráficos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com