TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução ao Estudo Estatístico

Tese: Introdução ao Estudo Estatístico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  Tese  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório 1: Introdução ao Estudo Estatístico

Estatística

Estatística vem do latim “status” = Estado Inicialmente envolvia: compilações de dados e gráficos representativos dos vários aspectos de um estado ou país. Exemplos: taxa de mortalidade, taxa de nascimento, renda, taxa de desemprego, etc.

Método é um conjunto de meios dispostos convenientemente para se chegar a um fim que se deseja. Método Experimental: consiste em manter constantes todas as causas (fatores), menos uma, e variar esta causa de modo que o pesquisador possa descobrir seus efeitos, caso existam. Método Estatístico: Admitem todas essas causas presentes variando-as, registrando essas variações e procurando determinar, no resultado final, que influências cabem a cada uma delas.

Estatística é uma metodologia para trabalhar com dados, consistindo em uma série de etapas: coleta das informações, organização e apresentação, análise, tomada de decisão.

Exemplo prático Dentre os alunos de uma sala, quantos livros cada um deles lê? Respostas (dados brutos): {8, 4, 7, 9, 5, 3, 15, 12…} Organização das informações (rol): {3, 4, 5, 7, 8, 9, 12, 15…}

Estatística descritiva: parte da estatística que apenas coleta, organiza e descreve (apresenta) um conjunto de dados. Nela não são tiradas conclusões.

Estatística indutiva também é chamada de inferência estatística. A partir da análise de dados são tiradas conclusões

As fases do método estatístico dividem-se em sete fases:

Definição do problema;

Planejamento;

Coleta dos dados;

Crítica dos dados;

Apuração dos dados;

Exposição dos resultados;

Análise dos resultados.

Definição do problema: formular corretamente o problema, examinar outros levantamentos realizados no mesmo campo e análogos e saber exatamente aquilo que se pretende pesquisar.

Planejamento: determinar os procedimentos necessários para resolver o problema, em especial, como levantar informações sobre o assunto objeto do estudo, planejar o trabalho tendo em vista o objetivo a ser atingido, escolher e formular corretamente as perguntas, definir o tipo de levantamento: Censitário ou por Amostragem. Definir o cronograma de atividades, custos envolvidos, delineamento da amostra, etc.

Coleta de dados: pode ser direta ou indireta.

Coleta Direta: feita sobre elementos de registro obrigatório ou feita pelo próprio pesquisador através de inquéritos e questionários. Quanto ao fator tempo divide-se em: contínua: registros; periódica: censos; ocasional: emergencial.

Coleta Indireta: Quando é inferida da coleta direta ou do conhecimento de outros fenômenos relacionados.

Crítica de dados: observar os dados à procura de falhas e imperfeições, visando eliminar erros grosseiros. Pode ser externa ou interna: Externa quando visa às causas dos erros por parte do informante, Interna quando visa observar os elementos originais dos dados da coleta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com