TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução e Estatísticas iniciais

Tese: Introdução e Estatísticas iniciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  Tese  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 1

Introdução e Conceitos Iniciais de Estatísticas

A estatística pode ser definida como um conjunto de métodos e processos quantitativos que tem como objetivo o estudo dos fenômenos coletivos. É de grande valor a sua utilização por todos e principalmente por órgãos que trabalham diretamente com informações e estatísticas de medida, podemos citar como exemplo o IBGE, que utiliza esse processo para identificar uma média de interesse por parte de seus entrevistados. Portanto, a estatística fornece métodos para a coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados para a utilização na tomada de decisões.

Para realizarmos um estudo estatístico é necessário primeiramente identificar o alvo, ou seja, o que será estudado, logo após será colhida uma amostra para que seja estudada e trabalhada, logicamente há uma proporção de erro aceitável, pois dificilmente há 100% de acerto em uma pesquisa, portanto é de grande valor e importância o colhimento dessas informações para que se possa ter uma ideia a ser seguida, podendo assim diminuir erros e prejuízos futuros.

Aplicação da Estatística na área de Administração.

Para administração a estatística está se tornando uma ferramenta indispensável no gerenciamento da organização e está presente em quase todas as suas áreas. Devido à globalização e as frequentes mudanças e avanços tecnológicos, a estatística vem sendo um diferencial na atualidade administrativa.

A direção de uma empresa, independente de seu ramo de segmento exige de seu administrador a importante tarefa de tomar decisões, e o conhecimento e o uso da estatística facilitará seu trabalho de organizar, dirigir e controlar a empresa.

Para a realização desse trabalho faz-se uso de sondagem, coleta de dados e recenseamento de opiniões, podendo conhecer a realidade geográfica e social, os recursos naturais, humanos e financeiros disponíveis, as expectativas da comunidade sobre a empresa, e estabelecer suas metas, seus objetivos com maior possibilidade de serem alcançados a curto, médio ou longo prazo.

A estatística contribuirá também na seleção e organização da estratégia a ser adotada no empreendimento, na escolha das técnicas de verificação e avaliação da quantidade e qualidade do produto e mesmo dos possíveis lucros e/ou perdas.

O uso da estatística na administração engloba também a qualidade, pois ajuda a reduzir custos e aumentar a produtividade e competitividade, no mercado. Tais técnicas permitem que, por meio de pequenas amostras, seja visualizada a qualidade de determinado lote de produção, tomando ações necessárias que evitem a ocorrência de problemas.

Podemos citar algumas aplicações da estatística na área da administração:

• Coleta de dados que ajudam na tomada de decisão;

• Coleta de dados que possibilitam traçar metas e objetivos empresariais;

• Coleta de dados que dão visibilidade das expectativas da comunidade sobre a empresa;

• Aplicação de dados na área financeira de uma organização;

• Aplicação de dados estatísticos no controle de produção;

• Aplicação de dados estatísticos na área de qualidade de processos e/ou produtos.

Todo esse estudo precisa ficar registrado, a fim de garantir o bom uso do tempo, da energia e do material, para um controle eficiente do trabalho.

ETAPA 2

Para a realização dessa etapa os componentes do grupo foram ao Supermercado Avenida, para fazer a coleta de dados, através da pesagem dos pacotes de café para compor a amostra.

Foram escolhidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com