TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA EM CRIANÇAS COM DISLEXIA NAS SÉRIES INICIAIS

Pesquisas Acadêmicas: AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA EM CRIANÇAS COM DISLEXIA NAS SÉRIES INICIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2013  •  2.701 Palavras (11 Páginas)  •  1.026 Visualizações

Página 1 de 11

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA

PROJETO DE MONOGRAFIA

AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA EM CRIANÇAS COM DISLEXIA NAS SÉRIES INICIAIS

DALVA KAROLINE RIBEIRO SOARES

Projeto de Conclusão de Curso apresentado a coordenação do Curso de Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica da Faculdade Católica de Anápolis, sob orientação de Artur Vandré.

ANÁPOLIS, 2012

SUMÁRIO

1 TEMA.............................................................................................................. 04

2 PROBLEMATIZAÇÃO.................................................................................... 04

3 JUSTIFICATIVA.............................................................................................. 04

4 OBJETIVOS.................................................................................................... 05

4.1 Geral............................................................................................................ 05

4.2 Específicos................................................................................................. 05

5 REFERENCIAL TEÓRICO............................................................................. 05

6 MÉTODO......................................................................................................... 11

7 CRONOGRAMA............................................................................................. 11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................................. 12

1 TEMA

Quando a criança chega à escola, tudo é novidade, para algumas as vezes é difícil adaptar, mas aos poucos a rotina vai tornando mais fácil. No decorrer do caminho, os educadores começam apresentar os primeiros conceitos do ensino formal. Para algumas crianças, a aprendizagem é facilmente adquirida, porém, para outras, aprender é algo muito difícil, e em alguns casos até traumáticos.

Quando o educador recebe um aluno com diagnóstico de dislexia faz-se necessário uma reorganização na proposta com atividades diferenciadas em relação ao processo de ensino e aprendizagem, tendo em vista que a inteligência do aluno se encontra preservada o que geralmente acontece é a dificuldade na leitura e escrita, o que acarreta problemas na aprendizagem, portanto, é preciso a mobilização da equipe pedagógica para auxiliar o aluno com essa necessidade especial (SAMPAIO; FREITAS, 2011).

2 PROBLEMATIZAÇÃO

Quais as causas e consequências da dislexia em crianças nas séries iniciais?

3 JUSTIFICATIVA

O produto do trabalho do educador é quando seu aluno consegue compreender e assimilar conhecimentos que foram planejados para determinada turma. Atualmente a dificuldade da aprendizagem em geral e na leitura e escrita em específico, tem gerado fracasso escolar, afastando muito alunos da sala de aula.

A escolha do tema deste projeto surgiu com o objetivo de agregar novos conhecimentos, novos valores na prática educativa, levando em consideração a sua grande importância, já que a dificuldade de aprendizagem pode ocorrer por vários fatores, como físicas, neurológicas, sensoriais, emocionais, intelectuais, sociais, educacionais dentre outras e prejudica a vida escolar de vários alunos.

As dificuldades de linguagem são problemas ou limitações que interferem na compreensão e produção da fala. A dislexia tem a ver exatamente com estas limitações, portanto, este estudo será importante, pois, buscará respaldo na literatura disponível, sobre as implicações de ordem física, emocional, psicológica que dificulta o aluno em decodificar o código escrito.

Assim, compreender os fatores que levam a dislexia é importante na elaboração de proposta de intervenção positiva que leve o aluno dislexo a conseguir superar as dificuldades com apoio da família, escola e do profissional psicopedagogo que estará apto para propor estratégias clara e objetiva no tratamento deste aluno.

4 OBJETIVOS

4.1 Geral

Promover trabalho multidisciplinar com criança dislexa de uma unidade privada de ensino.

4.2 Específicos

• Identificar e analisar os tipos mais frequentes de dificuldades na aprendizagem.

• Descrever como deve o profissional da educação agir em sua atuação com crianças que apresentam dificuldades na leitura e escrita.

• Descrever ações que proporcionem a superação da dislexia.

5 REFERENCIAL TEÓRICO

Aprender é habilidade que já nasce com o ser humano, passo a passo vai adquirindo novas conquistas na vida, como, falar, gatinhar, andar, enfim a aprendizagem faz parte do desenvolvimento normal do indivíduo.

Aprendizagem constitui-se em um processo, uma função, que vai além da aprendizagem escolar e que não se circunscreve exclusivamente à criança. A aprendizagem como experiência, guarda um elemento universal do humano, na medida em que permite a transmissão do conhecimento e, por meio desse processo, garante a semelhança e a continuidade do coletivo, ao mesmo tempo permitindo a diferencial e a transformação. (PORTO, 2011, p. 39)

Na vida ou na escola, a criança tem maneias singulares de aprender, ao passo que o desenvolvimento da aprendizagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com