TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução e os conceitos iniciais de estatística

Tese: Introdução e os conceitos iniciais de estatística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/2/2014  •  Tese  •  2.131 Palavras (9 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 9

Francielly Gonçalves de Lima – RA 382818

Fabricio – RA 399338

Irlei do Couto Borges – RA 356206

ESTATÍSTICA

Cristalina-GO

2013

Francielly Gonçalves de Lima – RA 382818

Fabricio – RA 399338

Irlei do Couto Borges – RA 356206

ESTATÍSTICA

Trabalho realizado para fins avaliativos da disciplina de Estatística, do curso de Administração de Empresas, 4° Semestre, sob a orientação do tutor local.

Cristalina-GO

2013

B

ATPS ESTATISTICA

Etapa 1- Passos 1 e 2.

Introdução e conceitos iniciais da estatística

A estatística é uma ferramenta usada para tomadas de decisões, como por exemplo, fazer a contagem populacional de um determinado país, saber se um produto vai ser bem aceito no mercado, mesmo antes de ser lançado no mercado. Saber se houve aumento da incidência de crimes em uma determinada localidade.

Há também algumas formas de fazer essas pesquisas como, por exemplo, Amostras (apenas um pequeno grupo é analisado), Censo (toda a população e analisada) e a Simulação (que normalmente é usado experimentos e dados lançados no computador, esse modo só é usado quando a pesquisa pode por em risco a vida da população).

Há dados qualitativos (nível nominal, nível ordinal) que são registros não numéricos, que consistem em classificação e registros, e os dados quantitativos (nível intervalar, nível racional, nível ordinal) que ao contrario do qualitativo são registros numéricos.Conceito e aplicações da Estatística (resumo teórico)

O que é Estatística ?

O que modernamente se conhece como Ciências Estatísticas, ou simplesmente Estatística, é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre outros tópicos envolve o planejamento do experimento a ser realizado, a coleta qualificada dos dados, a inferência, o processamento, a análise e a disseminação das informações.

O desenvolvimento e o aperfeiçoamento de técnicas estatísticas de obtenção e análise de

informações permite o controle e o estudo adequado de fenômenos, fatos, eventos e

ocorrências em diversas áreas do conhecimento. A Estatística tem por objetivo fornecer

métodos e técnicas para lidarmos, racionalmente, com situações sujeitas a incertezas.

As aplicações da Estatística.

Grande parte das informações divulgadas pelos meios de comunicação atuais provém de pesquisas e estudos estatísticos. Os índices da inflação, de emprego e desemprego,divulgados e analisados pela mídia, são um exemplo de aplicação da Estatística no nosso dia a dia. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, ao qual a Escola Nacional de Estatísticas está vinculada, é o órgão responsável pela produção das estatísticas oficiais que subsidiamestudos e planejamentos governamentais no país.

Uma ferramenta multidisciplinar

Os conceitos estatísticos têm exercido profunda influência na maioria dos campos do conhecimento humano. Métodos estatísticos vêm sendo utilizados no aprimoramento de produtos agrícolas, no desenvolvimento de equipamentos espaciais, no controle do tráfego, na previsão de surtos epidêmicos bem como no aprimoramento de processos de gerenciamento,tanto na área governamental como na iniciativa privada.

Na prática, a Estatística pode ser empregada como ferramenta fundamental em várias outras ciências. Na área médica, por exemplo, a Estatística fornece metodologia adequada que possibilita decidir sobre a eficiência de um novo tratamento no combate à determinada doença.

A Estatística permite identificar situações críticas e, conseqüentemente, atuar em seu controle,desempenhando papel crucial no estudo da evolução e incidência de uma doença como a AIDS. Na área tecnológica, o advento da era espacial suscitou diversos problemas relacionados fundamentalmente de conceitos e teorias estatísticas mais elaborados, considerando que estas informações, como sinais de satélite, são recebidas de forma ruidosa e incerta.ao cálculo de posição de uma astronave, cuja solução depende fundamentalmente de conceitos e teorias estatísticas mais elaborados, considerando que estas informações, como sinais de satélite, são recebidas de forma ruidosa e incerta.O mercado de trabalho a diversidade de atuação é um dos grandes atrativos da Estatística, que pode promover a melhoria daeficiência e também a solução de vários problemas práticos importantes em quase todas as áreas do saber: das ciências naturais às sociais. A seguir, algumas das áreas em que a atuação do estatístico adquire maior relevância: Indústria, Área de Recursos Humanos, Universidades e Instituições de Pesquisas, Área de Demografia, Área de Marketing e Análise de Mercado, Área Financeira e Bancária.

Estatística nas Empresas

Tendo em vista que na sociedade moderna instauraram-se novas exigências de leitura dos códigos e linguagens nos meios de comunicação e no cotidiano das organizações.Atualmente, quase todos os meios de comunicação, como jornais, revistas, rádio, televisão e Internet lançam mão de modelos estatísticos como gráficos, diagramas, tabelas e pesquisas para integrar e enriquecer seus conjuntos de informações a serem divulgadas para a população. E nisso inclui o sistema empresarial que se utiliza da estatística como ferramenta para gerenciar seus atos comerciais.

No mundo atual, a empresa é uma das vigas-mestras da Economia. A direção de uma empresa, de qualquer tipo, incluindo as estatais e governamentais, exige de seu gestor a tarefa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com