TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à Estatística. Uma visão geral da estatística

Pesquisas Acadêmicas: Introdução à Estatística. Uma visão geral da estatística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.685 Palavras (7 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 7

1. Introdução à Estatística. Uma visão geral da estatística.

A estatística é uma ciência que abrange praticamente todas as áreas do conhecimento humano, que se ocupa de coletar, organizar, analisar e interpretar dados a fim de tomar decisões. Neste sentido a estatística tem sido utilizada para explicar resultados de pesquisa de forma simples e dinâmica. O uso dos dados estatísticos hoje é a ferramenta essencial que envolve mais um levantamento de dados, para avaliar o desenvolvimento e desempenho de uma determinada situação. Recolhidos, organizados e analisados os fatos são apresentados por meio de construção de gráficos, ou tabelas que apresentam as informações de maneira fácil e clara. Por exemplo:

A importância da estatística vai além dos números, é preciso que esses números sejam confiáveis e tenha garantia de qualidade. A Estatística está presente em todas as áreas da ciência que envolva a coleta e análise de dados e sua conseqüente transformação em informação, para postular, refutar ou validar hipóteses científicas sobre um fenômeno observável. Portanto entender e compreender a estatística são ter controle de suas decisões, controle de sua vida.

2. Aplicação dos conceitos de Controle Estatístico de Processo (CEP) em uma indústria de fundição do Norte Catarinense

Uma indústria de fundição, localizada no Estado de Santa Catarina, aplica conceitos básicos de Controle Estatístico de Processo (CEP). Mais precisamente, com o objetivo em analisar a qualidade e a capacidade de produção da indústria, usando amostras de tamanho unitário, juntamente com a estimação do índice de capacidade, Um dos produtos considerados como estratégico, por já estar consolidado no mercado, sendo inclusive tradicional na fundição da empresa, é um determinado bloco e motor para caminhões a diesel. Visando identificar particularidades e características do processo, assim como oportunidades de melhorias úteis aos operadores e responsáveis pelo monitoramento do processo na empresa, ou mesmo para outras pessoas que trabalhem e lidem com processos similares.

O processo de avaliação da qualidade das unidades produzidas requer um teste destrutivo do corpo de prova. O mesmo exige que o bloco seja cortado, para que se retire o(s) corpo(s) de prova que serão usinados e em seguida submetidos a um ensaio de tração com limite mínimo de especificação de 230 Mpa.

Devido a esta particularidade do processo de inspeção, a coleta de amostras se dá de forma unitária da seguinte forma: Extrair o corpo de prova, Usinar o corpo de prova, Realizar o ensaio detração e Comparar o resultado do ensaio com LIE. Outros aspectos que corroboram para que se adote este tipo de amostragem é o fato das grandes dimensões do bloco, o que dificulta seu manuseio, além do fato de que ele só pode ser submetido ao ensaio de tração após estar resfriado (variando entre 45 e 240 minutos após sua fundição, dependendo das condições locais de temperatura), o que inviabiliza uma inspeção antes que todo o lote seja produzido.

De acordo com os dados estatísticos a indústria poderá ser, fortalecida no competitivo mercado. Seu principal objetivo é demonstrar os resultados dentro da indústria e fora, dela através de informação coletadas para, si ter uma clara idéia de como a empresa esta si comportando e qual seus objetivos a ser realizados. Com base de vários relatórios gerados pela indústria é necessário, que haja formas de melhoria para o crescimento da empresa. Sendo assim todas as informações e gráfico estatístico feito será uma das bases principal para, chegar a uns objetivos estabelecidos e realizados pela empresa.

Estatística tem como objetivo mostrar os fatos e acontecimentos, a qual cada situação ou ferramenta que pode ser colocada como uma das principais para si obter resultados precisos. A estatística tem como objetivo identificar, e analisar fatores que beneficia a empresa e o administrador. Na indústria de fundição de Santa Catarina todos, os resultados baseiam em métodos estatísticos. Através de planilhas e dados coletados e informação externa a indústria visa seus, objetivos de forma clara e objetiva e futura para um possível crescimento positivo. Pode-se concluir que de um modo geral o processo não apresentou uma variabilidade que ultrapassasse os limites de controle.

3. Conceito e aplicações da Estatística.

Estatística é a ciência dos conjuntos de técnicas e métodos de pesquisas, que envolve o planejamento do experimento a ser realizados pelos danos a inferência, o processamento, e todas as informações, permitindo o controle, do estudo adequado dos fenômenos fatos, evento tem como o objetivo fornecer métodos técnicos, para lidar com a situação de incerteza.

A estatística é recente na área de pesquisas na antiguidade, era utilizados para obtenção de informações sobre os habitantes, riquezas e poderes militar dos povos após a idade média os governantes na Europa Ocidental, preocupados com a difusão de doenças, contaminações, poderia afetar o poder de uma nação, assim começaram os armazenamentos de informações e de dados, como batizados, casamentos, e funerários, o governo começo a ver a necessidade de coletar informações estatísticas referente as variações econômicas, como produção de bens e direitos e comércios externos.

Atualmente os dados estatísticos são classificados e armazenados por meio magnético, e esta disponibilizados nos sistemas de informações de pesquisadores, para o desenvolvimento de suas atividades, com a expansão do armazenamento e disseminação das informações tem sido acompanhado pelo rápido desenvolvimento das técnicas metodologia dos dados estatísticos. A informação dos estudos estatística mostra os índices de inflação que são divulgados na mídia como o emprego o desemprego. O conceito estatístico tem influencia nos campos do conhecimento humano, no aprimoramento de produtos agrícolas, no desenvolvimento de equipamentos especiais, nos processos de gerenciamento tanto na área governamental como na iniciativa privada. Na prática a estatística ser usada como ferramenta em várias outras ciências, a estatística permite identificar situações criticas e, consequentemente, atuar em seu controle, desempenhando papel crucial no estudo da evolução e incidência de uma doença. O uso da estatística vem ao encontro da necessidade de realizar análises e avaliações objetivas, fundamental em conhecimentos científicos. As organizações modernas estão cada vez mais dependentes dos dados estatísticos, para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com