TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à Estatística. Uma visão geral da estatística

Pesquisas Acadêmicas: Introdução à Estatística. Uma visão geral da estatística. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.882 Palavras (12 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 12

Introdução à Estatística. * Uma visão geral da estatística

A estatística é um instrumento útil, em alguns casos, indispensável para tomadas de decisão em diversos campos: científico, econômico, social, político, etc. Todavia, antes de chegarmos à parte de interpretação para tomadas de decisão, há que proceder a um indispensável trabalho de recolha e organização de dados, sendo a recolha feita através de recenseamentos (levantamentos estatísticos) ou sondagens.

Estatística pode ser pensada como a ciência de aprendizagem a partir de dados. No nosso quotidiano, precisamos tomar decisões, muitas vezes decisões rápidas. Em linhas gerais a Estatística fornece métodos que auxiliam o processo de tomada de decisão através da análise dos dados que possuímos.

Conjuntos de dados

Há dois tipos de conjuntos de dados, que são chamados populações e amostra:

* População é o conjunto de todos os resultados, respostas, medidas ou contagens que são de interesse.

* Amostra é um subconjunto de uma população.

Ramos da estatística

O estudo da estatística divide-se em dois ramos principais: a estatística descritiva e a estatística inferencial.

* Estatística Descritiva, que visa descrever o real de forma de forma a permitir entendê-lo melhor.

* Estatística Inferencial que, a partir de uma amostra da população, permite estender os resultados à população inteira.

Classificação de dados - Tipos de dados

Podemos classificar dados de acordo com seu tipo e seu nível de mediação. Os conjuntos de dados podem consistir de dois tipos: qualitativos e quantitativos.

* Dados qualitativos: consiste em atributos, classificação ou registro não numérico.

* Dados quantitativos: consiste em medidas ou contagens numéricas.

Níveis de medida

O nível de medida determina quais cálculos estatísticos são significativos. Os quatros níveis de medida, do mais baixo ao mais alto, são: nominal, ordinal, intervalar e racional.

* Nível de medida nominal: são somente qualitativos, os dados são categorizados usando-se nomes, marcas ou qualidades;

* Nível de medida ordinal: são qualitativos ou quantitativos, os dados podem ser arranjados em ordem, mas as diferenças entre os registros de dados não são significativas;

* Nível intervalar de medida: são quantitativos, os dados podem ser ordenados e é possível calcular diferenças significativas entre os registros;

* Nível racional de medida: são similares aos do nível intervalar, com a propriedade adicional de que um registro nulo é um zero inerente.

Planejamento de experimentos – Coleta de Dados

A meta do estudo estatístico é coletar dados e usá-los para uma tomada de decisão. Qualquer decisão feita através dos resultados de um estudo estatístico será tão boa quanto foi o processo de obtenção dos dados.

Coleta de dados

Para coletar dados o foco do estudo determina a melhor maneira de coletá-los. E existem quatro métodos de coleta de dados:

* Fazendo um censo: contagem ou medição de toda uma população;

* Usando uma amostra: contagem ou medição de parte de uma população;

* Usando uma simulação: modelo matemático ou físico para reproduzir as condições de uma situação ou de um processo;

* Realizando um experimento: aplicado um tratamento a uma parte da população e são observadas as respostas, uma segunda parte da população é usada como um grupo de controle. Esse grupo não recebe tratamento algum ou então recebe um placebo, após serem observadas as respostas os dois grupos são comparados.

Técnicas de amostragem

Para coletar amostra é importante que seja representativa da população, para não coletar dados tendenciosos. Para garantir que as inferências sobre a população sejam válidas, deve-se usar técnicas de amostragem apropriadas.

Uma amostra aleatória é aquela que todos os membros da população têm chances iguais de serem selecionados. Amostra aleatória simples é na qual toda amostra possível de mesmo tamanho tem chance de ser selecionada.

Há várias técnicas usadas pra se constituir uma amostra:

* Amostra estratificada: deve ter membros de cada segmentos da população quando for importante. Os membros serão divididos em dois ou mais subconjuntos;

* Amostra por agrupamento: apresenta a ocorrência natural de subgrupos, cada um deles com características similares;

* Amostra sistemática: é aquela que atribui um número a cada membro da população;

* Amostra de conveniência: consiste somente de pessoas disponíveis.

Aplicação dos conceitos de Controle Estatístico de Processo (CEP) em uma indústria de fundição do Norte Catarinense.

Em uma indústria de fundição que produz blocos para veículos automotores, onde a qualidade é um aspecto qualificador e também ganhador de pedidos. Aplicando-se conceitos de controle estatístico de processo (CEP), é possível se identificar diretrizes que levem a uma maior qualidade a ser percebida por parte do cliente.

O processo de avaliação da qualidade das unidades produzidas requer um teste destrutivo do corpo de prova. Devido a esta particularidade do processo de inspeção, a coleta de amostras se dá de forma unitária. Inspeção se dá sempre com o primeiro bloco do lote que é produzido, se sua propriedade de dureza respeitar o valor crítico o lote é aceito.

Para que se possa ter uma visão geral do comportamento estatístico destes dados e as possibilidades de aplicação de conceitos específicos de CEP, foram realizados testes objetivando verificar a presença de normalidade na distribuição da série ou a existência de auto correlação serial.

Toda a análise feita buscou identificar informações a respeito da estabilidade do processo, ou seja, se o mesmo estava funcionando adequadamente. Porém, torna-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com