TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à estatística

Projeto de pesquisa: Introdução à estatística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.824 Palavras (8 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 8

ETAPA Nº1

PASSOS: 1, 2,3, e 4

AULA TEMA: Introdução à estatística

INTRODUÇÃO

A origem da palavra Estatística está associada à palavra latina STATUS (Estado). Há indícios de que 3000 anos A.C. já se faziam censos na Babilônia, China e Egito e até mesmo o 4o. livro do Velho Testamento faz referência à uma instrução dada a Moisés, para que fizesse um levantamento dos homens de Israel que estivessem aptos para guerrear. Usualmente, estas informações eram utilizadas para a taxação de impostos ou para o alistamento militar. O Imperador César Augusto, por exemplo, ordenou que se fizesse o Censo de todo o Império Romano.

Estatística é a ciência das probabilidades, e o conjunto de regras matemáticas que permite fazer previsões sobre determinado universo estudado, a partir de uma amostragem significativa. Uma apresentação como essa tende a reforçar a idéia de que estatística é uma espécie de álgebra burocrática, cujas fórmulas incompreensíveis são utilizadas para defender conclusões suspeitas.

Também a estatística é um conjunto de métodos usados para se analisar dados e pode ser aplicada em praticamente todas as áreas do conhecimento humano e em algumas áreas recebe um nome especial. Este é o caso da Bioestatística, que trata de aplicações da Estatística em Ciências Biológicas e da Saúde.

Aplicação dos conceitos de Controle Estatístico de Processo

Tem como objetivo analisar com base Estatística as informações transmitidas pela empresa para definir posições baseadas nos dados coletados.

A estatística utiliza o método da probabilística, como forma de previsão de fenômenos futuros, seu método baseia-se nas informações coletadas da empresa.

Sua meta é adquirir a melhor informação a partir dos dados coletados e assim poder fazer uma melhor interpretação do caso pesquisado.Então basicamente é uma ciência que prioriza coleta análise e interpretação dos dados.

Prioriza-se com os métodos de recolha, organização, resumo e interpretação de dados.A indústria de fundição do Norte Catarinense é uma empresa fornecedora de produtos automotivos, que devido a grande competitividade do mercado, procura por melhorias para acompanhar a grande exigência de seus clientes. Para isso ela aplicou o conceito de controle estatístico de processo (CEP).

Um dos produtos produzidos pela empresa é um bloco de motor para caminhões a diesel, onde se é medida a qualidade da peça como: resistência e dureza. Para se fazer a inspeção foi feita a coleta de forma unitária, pelo fato do mesmo ser de difícil manuseio, pois são de grandes dimensões, e após a sua fundição tem que se esperar pelo tempo necessário para seu resfriamento, por isso não são inspecionados todos, porém se pega o primeiro bloco de cada lote e o faz passar por uma inspeção, onde se determina sua qualidade, ou seja: se ele estiver dentro dos padrões aceitáveis e aceitar os valores impostos ao produto, o lote é aceito, porém se não estiver dentro dos conformes entende-se que exista algum problema com os corpos de ensaio, dessa forma são feitas analises com outras amostras do mesmo lote.

ESTATÍSTICA NAS EMPRESAS

Listas de Aplicações da Estastística na área de Administração

Atualmente, quase todos os meios de comunicação, como jornais, revistas, rádio, televisão e Internet lançam mão de modelos estatísticos como gráficos, diagramas, tabelas e pesquisas para integrar e enriquecer seus conjuntos de informações a serem divulgadas para a população.

Por meio de coleta de dados, podemos conhecer a realidade geográfica e social, os recursos naturais, humanos e financeiros disponíveis, as expectativas da comunidade sobre a empresa, e estabelecer suas metas, seus objetivos com maior possibilidade de serem alcançados a curto, médio ou longo prazo.

EXEMPLO:

Esse exemplo reflete sobre o uso de estatística na administração de biblioteca. A partir de uma revisão de literatura, que objetiva identificar como esse tema é abordado pelos profissionais da área, foi realizado um estudo de campo, em 13 bibliotecas da Universidade Federal Fluminense, localizadas em Niterói. Através de questionários, buscou-se verificar na prática como os administradores de bibliotecas lidam com a Estatística na avaliação e planejamento de serviços e produtos oferecidos pela biblioteca. Com os dados coletados organizaram - se gráficos e tabelas, a fim de facilitar a compreensão dos resultados da pesquisa. Constatou-se que a maioria dos administradores de bibliotecas acreditam que a estatística é uma ferramenta útil na administração de bibliotecas, na medida em que contribui para a eficiência da biblioteca. Entretanto existem falhas no sistema estatístico adotado por essas bibliotecas, tais como: a falta de padronização dos formulários e dos relatórios, além da análise dos dados nem sempre reverterem em melhoras para a biblioteca. Sugere-se soluções para esses problemas e finaliza-se com uma lista de exemplos de como a estatística pode auxiliar os administradores de bibliotecas.

ETAPA Nº2

Passos: 1, 2, 3 e 4

Aula-tema: Estatística descritiva (Coleta de dados, tabela de freqüências)

Coletas de amostras:

Foram coletados amostras de café Pilão 500mg no supermercado Boa:

COLETA DE DADOS DE 100 PACOTES DE CAFÉ DE 500mg

AMOSTRA PESO (GR) DATA LOCAL

1 503 20/9/2012 BOA

2 497 20/9/2012 BOA

3 498 20/9/2012 BOA

4 499 20/9/2012 BOA

5 502 20/9/2012 BOA

6 503 20/9/2012 BOA

7 497 20/9/2012 BOA

8 498 20/9/2012 BOA

9 499 20/9/2012 BOA

10 503 20/9/2012 BOA

11 503 20/9/2012 BOA

12 497 20/9/2012 BOA

13 498 20/9/2012 BOA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com