TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução às estatísticas

Projeto de pesquisa: Introdução às estatísticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/2/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.906 Palavras (8 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 8

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

DESAFIO DE ESTATÍSTICA 3º Semestre. 2013

Professor Mestre: Ivonete Melo de Carvalho

Tutor presencial: Luiz Daniel Brossi

Tutor à distância: Andreliza Mila Rosa de Oliveira

ACADÊMICOS:

Arita Sara Ferreira da Silva

RA:

Jessica Caroline Barboza

RA:

Conteúdo

Introdução

Objetivo:

Etapa1 - Introdução a Estatística 3

O que é Estatística? 4

As aplicações da Estatística 4

O mercado de trabalho 5

Área de Demografia 5

Área de Marketing e Análise de Mercado 5

O perfil do Estatístico 6

Etapa2 - Processo de coleta de dados 6

Amostragem 6

Tabela de peso do produto 7

Relatório 9

Etapa 3 10

TABELA DE AMOSTRAS 11

Etapa 4 - Medidas de tendências Central: 11

Média: 11

Mediana: 11

Moda: 12

Considerações Finais 12

Bibliografia 13

Introdução a Estatística

A Estatística é utilizada em todo cálculo que se trata de uma grande quantidade, por exemplo, a porcentagem na política, é utilizada uma quantidade X de pessoas que levando em consideração o número de habitantes chega-se a porcentagem para calcular o número total de votos dos candidatos, ou seja, é um levantamento de dados provenientes de observações, contagens, medias ou respostas.

A palavra estatística, tem o significado de “estado”, pois é derivado da palavra latino status.

Nos dias atuais a estatística é utilizada em toda ou qualquer empresa, pois está classificada como uma ciência que se utiliza para coletar, organizar, analisar e interpretar dados a fim de tomar decisões.

Estatística é basicamente uma ciência utilizada para interpretação de dados. Ela é utilizada em várias áreas como também para colocar peças ou serviços no mercado.

Neste caso específico foi utilizada uma Indústria de Santa Catarina especializada em fundição.

Durante um ano a Indústria fez o Controle Estatístico de Processo chamado de CEP, com o objetivo de analisar as informações e definir posições estratégicas baseadas nos dados coletados.

A Estatística utilizada neste caso específico foi a de probabilidade, com intuito de prever os fenômenos futuras na fabricação de seu produto. Com esta análise buscava-se adquirir melhores informações de seu produto.

Esta Indústria Catarinense é fornecedora de produtos automotivos, produto com alta competitividade no mercado, para “sair na frente” com produto de melhor qualidade a Indústria adotou o Controle Estatístico de Processo CEP para garantir o seu produto com melhor qualidade no mercado. Houve momentos que optou por outras formas de controle, porém acabou optando pelo CEP por ser um processo estável.

Por isso podemos afirmar que esta ciência tem como prioridade coletar dados, analise e interpretações, com poder trazer ao mercado um produto com maior qualidade.

Um dos produtos produzidos pela empresa é um bloco de motor para caminhões a diesel.

Onde se é medida a qualidade da peça como: resistência e dureza. Para fazer o controle foi utilizada a coleta de forma unitária, pelo fato do mesmo ser de difícil manuseio, pois são de grandes dimensões, e após a sua fundição tem que se esperar pelo tempo necessário para seu resfriamento. Por isso não são inspecionados todos, porém se pega o primeiro bloco de cada lote e o faz passar por uma inspeção, onde se determina sua qualidade, ou seja: se ele estiver dentro dos padrões aceitáveis e aceitar os valores impostos ao produto, o lote é aceito, porém se não estiver dentro dos conformes entende-se que exista algum problema, dessa forma são feitas analises com outras amostras do mesmo lote. Só assim é colocado no mercado, este tipo de análise do processo é considerada como amplitude móvel, que consiste na diferença entre a maior e a menor medida de tração entre diferentes dias do período utilizado.

O que é Estatística?

O que modernamente se conhece como Ciências Estatísticas, ou simplesmente Estatísticas, é um conjunto e técnicas e métodos de pesquisa que entre outros tópicos envolve o planejamento do experimento a ser realizados, a coleta qualificada dos dados, a inferência, o processamento, a análise e a disseminação das informações.

Desde a Antiguidade a expansão no processo de obtenção, armazenamento e disseminação de informações estatísticas têm sido acompanhados pelo rápido desenvolvimento de novas técnicas e metodologias de análise de dados estatísticos.

As aplicações da Estatística

Grande parte das informações divulgadas pelos meios de comunicação atuais provém de pesquisas e estudos estatísticos. Os índices da inflação, de emprego e desemprego, divulgados e analisados pela mídia, são um exemplo de aplicação da Estatística no nosso dia a dia. Uma ferramenta multidisciplinar.

Os conceitos estatísticos têm exercido profunda influência na maioria dos campos do conhecimento humano.

Métodos estatísticos vêm sendo utilizados no aprimoramento de produtos agrícolas, no desenvolvimento de equipamentos espaciais, no controle do tráfego,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com