TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução às estatísticas

Seminário: Introdução às estatísticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  Seminário  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução à estatística

Podemos definir a Estatística como uma ciência que tem como objetivo desenvolver métodos para coletar, organizar, analisar e interpretar dados oriundos de observações ou experimentos em qualquer área do conhecimento. Nos seus primórdios, estava relacionada à organização e à sistematização de informações do Estado, visando subsidiar as decisões políticas, econômicas e sociais dos países. Somente no século XX seus métodos foram incorporados à pesquisa científica e empírica, pela capacidade inferencial de suas técnicas, bem como pelo auxílio na tomada de decisões em condições de incerteza.A Estatística se divide em duas grandes áreas: a Estatística Descritiva e a Inferência Estatística.

Estatística é a parte da ciência responsável pela coleta, organização e interpretação de dados experimentais e pela extrapolação dos resultados da amostra para a população. Mas o que representam os conceitos de amostra e população?

População é qualquer conjunto, não necessariamente de pessoas, que constituem todo o universo de informações de que se necessita. Por exemplo, se em uma empresa o diretor gostaria de saber se os funcionários estão satisfeitos com os benefícios oferecidos, a população de estudo são todos os funcionários dessa empresa. Outro exemplo de população é o caso de um biólogo que necessita estudar uma espécie de formigas de uma determinada região. Assim a população corresponde a todas as formigas dessa espécie que vivem nessa região. Note que o conceito de população depende do objetivo do estudo.

Amostra corresponde a um grupo representativo da população. Por exemplo, uma rádio tem o interesse de saber como está sua audiência com os ouvintes no trânsito. Sabemos que não é possível perguntar a todos os motoristas que ouvem rádio qual é aquela que eles preferem. Então buscamos uma amostra dessa população, isto significa, perguntar somente a alguns motoristas qual rádio eles preferem escutar enquanto dirigem.

Quando se faz uma pesquisa, existem algumas características de interesse na população. Por exemplo, se queremos estudar o índice de massa corporal (IMC) de alunos do ensino médio de uma cidade, tomaremos uma amostra dessa população, e mediremos a altura e o peso de cada aluno, já que o IMC é calculado como uma razão entre o peso e o quadrado da altura do indivíduo . Nesse caso, o peso e a altura desses alunos são as variáveis de interesse.

http://www.ead.fea.usp.br/semead/7semead/paginas/artigos%20recebidos/Ensino/ENS15_-_Ensino_de_estat%EDstica_para_cursos_de_g.PDF

O mercado se torna cada vez mais competitivo para empresas e para profissionais, exigindo-se cada vez maiores competências dos indivíduos. O cotidiano dos administradores é repleto de decisões a serem tomadas e estas compreendem um alto grau de incerteza.A Estatística embora não seja uma área da Administração é ministrada nos cursos de graduação com o objetivo de desenvolver nos alunos a competência de análise de dados que podem tornar o problema de decisão mais estruturado e, portanto diminuir a incerteza na tomada de decisões.No entanto, historicamente, a Estatística costuma receber resistência dos alunos, por sua fama decompreender grande quantidade de cálculos complexos, o que acaba

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com