TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução às estatísticas

Projeto de pesquisa: Introdução às estatísticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.609 Palavras (11 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 11

Introdução

Neste trabalho iremos aprender um pouco mais sobre a Estatística é uma ciência exata que visa fornecer subsídios ao analista para coletar, organizar, resumir, analisar e apresentar dados. Trata de parâmetros extraídos da população, tais como média ou desvio padrão.

Estatística – Etapa 01

1. Introdução à estatística

Estatística é uma ciência exata que visa fornecer subsídios ao analista para coletar, organizar, resumir, analisar e apresentar dados. Trata de parâmetros extraídos da população, tais como média ou desvio padrão.

A estatística fornece-nos as técnicas para extrair informação de dados, os quais são muitas vezes incompletos, na medida em que nos dão informação útil sobre o problema em estudo, sendo assim, é objetivo da Estatística extrair informação dos dados para obter uma melhor compreensão das situações que representam.

Quando se aborda uma problemática envolvendo métodos estatísticos, estes devem ser utilizados mesmo antes de se recolher a amostra, isto é, deve-se planejar a experiência que nos vai permitir recolher os dados, de modo que, posteriormente, se possa extrair o máximo de informação relevante para o problema em estudo, ou seja, para a população de onde os dados provêm. Quando de posse dos dados, procura-se agrupa-los e reduzi-los, sob forma de amostra, deixando de lado a aleatoriedade presente.

Seguidamente o objetivo do estudo estatístico pode ser o de estimar uma quantidade ou testar uma hipótese, utilizando-se técnicas estatísticas convenientes, as quais realçam toda a potencialidade da Estatística, na medida em que vão permitir tirar conclusões acerca de uma população, baseando-se numa pequena amostra, dando-nos ainda uma medida do erro cometido.

2. Conceitos iniciais de estatística

Estatística é a parte da ciência responsável pela coleta, organização e interpretação de dados experimentais e pela extrapolação dos resultados da amostra para a população. Mas o que representam os conceitos de amostra e população?

• População é qualquer conjunto, não necessariamente de pessoas, que constituem todo o universo de informações de que se necessita. Por exemplo, se em uma empresa o diretor gostaria de saber se os funcionários estão satisfeitos com os benefícios oferecidos, a população de estudo são todos os funcionários dessa empresa. Outro exemplo de população é o caso de um biólogo que necessita estudar uma espécie de formigas de uma determinada região. Assim a população corresponde a todas as formigas dessa espécie que vivem nessa região. Note que o conceito de população depende do objetivo do estudo.

• Amostra corresponde a um grupo representativo da população. Por exemplo, uma rádio tem o interesse de saber como está sua audiência com os ouvintes no trânsito. Sabemos que não é possível perguntar a todos os motoristas que ouvem rádio qual é aquela que eles preferem. Então buscamos uma amostra dessa população, isto significa, perguntar somente a alguns motoristas qual rádio eles preferem escutar enquanto dirigem.

3. Aplicação dos conceitos de Controle Estatístico de Processo (CEP) em uma indústria de fundição do Norte Catarinense

Nesse estudo, utilizamos alguns dos principais tipos de gráficos de controle já consagrados na literatura, tais como o gráfico de controle para observações individuais; o gráfico da amplitude móvel; o gráfico da média móvel exponencialmente ponderada e o gráfico da soma cumulativa. O processo de avaliação da qualidade das unidades produzidas requer um teste destrutivo do corpo de prova. Foram também realizadas estimativas da média e do desvio padrão dos resultados coletadas ao longo dos 185 dias. A utilização dos gráficos de Shewhart se justifica pela simplicidade de construção e de interpretação dos resultados.

A introdução do conceito de gráfico de controle foi dada por Walter A. Shewhart em 1924, com o objetivo de controlar a variabilidade do processo na empresa Bell Laboratories. Particularmente o autor apresentou os gráficos de controle da média e do desvio padrão amostral. Infelizmente esses gráficos são ineficientes para detectar pequenas alterações na média do processo motivo pelo qual estamos aplicando outros tipos de gráficos de controle em nosso estudo. (2004), insensível a causas especiais que alteram a média do processo. Também foi construído o gráfico da amplitude móvel, para que se conheça e analise a variabilidade do processo.

Apesar dos resultados do teste ANOVA apresentados mostrarem que não houve uma diferença estatisticamente significativa entre as médias das sub-amostras, sob o ponto de vista do controle estatístico de processo, na terceira sub-amostra identificada como X3 (entre a 75ª e a 111ª observação) ocorreu uma sensível modificação na média do processo, o que pode ser mais bem visualizado través das observações (sub-amostra X1), no qual foram inseridas posteriormente as demais observações, para que fosse possível identificar se alguma das observações pertencentes a qualquer uma das sub-amostras se apresentaria fora dos limites de controle calculados. Com base nas figuras 7 e 8, pode-se concluir, num primeiro momento, que as observações individuais distribuíram-se aleatoriamente em torno da linha média do processo, mantendo-se dentro da região de controle do gráfico, não exigindo, portanto, nenhuma intervenção no processo por parte do operador. Como desejávamos detectar pequenas mudanças na média do processo, optamos por empregar o gráfico CUSUM em nosso estudo de caso.

Os resultados obtidos com a utilização dos diversos gráficos de controle para amostras de tamanho unitário, juntamente com a estimação do índice de capacidade, atendeu de forma razoavelmente satisfatória às expectativas dos autores. Como considerações finais, recomendamos a possibilidade de implementação de um controle estatístico no processo de recomposição dos componentes químicos responsáveis pela liga do ferro fundido. Acredita-se que esta iniciativa poderia levar a uma redução significativa da variabilidade do processo do bloco analisado, tendo em vista que é um dos possíveis fatores que influencia nos resultados dos testes de tração do mesmo.

4. Conceito e aplicações da estatística

As aplicações da Estatística

Grande parte das informações divulgadas pelos meios de comunicação atuais provém de pesquisas e estudos estatísticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com