TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução às estatísticas

Projeto de pesquisa: Introdução às estatísticas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.198 Palavras (9 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução.

O Presente trabalho, da disciplina de Estatística, tem a finalidade de mostrar estudos de pesquisas estatísticas de controle de qualidade. Os estudos e pesquisas dos principais assuntos aplicados á estatística, tais como: Conceitos, Aplicação da Estatística na administração, Coleta dos dados, Construção de tabelas de frequência de dados, Organização de dados em gráficos, Frequência absoluta e a frequência relativa, Calcular medidas de tendência central e Dispersão, voltado ao controle de qualidade, e estando encarregada de verificar o processo de controle de qualidade das lâmpadas importadas pela empresa “vendomundo”.

Introdução a Estatística

Estatística é uma ciência que se ocupa de coletar, organizar, analisar e interpretar dados a fim de tomar decisões. Os dados consistem em informações provenientes de observações, contagem, medidas ou respostas. Divide-se em dois ramos principais-descritiva e inferencial. A estatística descritiva é o ramo que se trata da organização, do resumo e da apresentação dos dados e a estatística inferencial é o ramo que se trata de tirar conclusões sobre uma população a partir de uma amostra. A ferramenta básica no estudo da estatística inferencial é a probabilidade.

A Estatística pode ser compreendida como uma importante ferramenta, ou até mesmo um método que nos auxilia a interpretar e fazer analogias de grandes conjuntos de números, pois ela é a ciência da análise de dados, dos quais podemos recolher informações, organizar dados e analisar, qual seria a melhor decisão a ser tomada em determinado assunto. Sem a Estatística, seria impossível efetuar sondagens políticas, apresentar os números mensais do desemprego, realizar o controle de qualidade dos bens de consumo, medir os níveis de audiência dos programas de televisão ou concluir o planejamento de campanhas de marketing.

Resumidamente, podemos conceituar o termo Estatístico como um conjunto de instrumentos que podem ser manuseados para recolher, classificar, prever, apresentar e interpretar conjuntos de dados numéricos.

De modo geral, a Estatística representa para as empresas maior rentabilidade dos seus negócios, funcionando como se fosse um detector de possíveis falhas, ou possíveis elevações de lucratividade, trazendo resultados que remetem a gestão concisa de todos os departamentos das organizações.

Conceito e Aplicação de Estatística.

A estatística é a ciência de coleta, análise, interpretação de dados, com o objetivo de proporcionar aos usuários maior visão do seu negócio, trazendo para as empresas um aliado contínuo para a grande rotatividade de informações empresariais, e para auxiliar os gestores na busca pelo controle máximo de suas operações, e no acompanhamento direto de sua viabilidade e expressão no cenário mundial.

A estatística é um conjunto de métodos e técnicas de coleta de dados e informações para controle de fenômenos, fatos e eventos sujeitos a situações incertas.

No Brasil o IBGE é um órgão responsável pela produção das informações estatísticas oficial do País.

A estatística pode ser usada como ferramenta em várias ciências, as empresas modernas estão cada vez mais utilizando dados estatísticos para melhorar seus processos, definir suas metas, identificando seus pontos fracos na melhoria contínua dos processos.

Hoje em dia a estatística é muito utilizada nas indústrias, nas áreas de RH, em Universidade e instituições de pesquisas, nas áreas de marketing e análise de mercado, em áreas financeiras e banco.

Na engenharia as aplicações concentram-se fundamentalmente no controle do processo e de qualidade.

Abaixo apresentamos um exemplo de estatística publicado pelo IBGE:

Estatística do Registro Civil de 2010.

Apresenta informações sobre os fatos vitais ocorridos no País, reunindo a totalidade dos registros de nascidos vivos, óbitos e óbitos fetais, bem como sobre os casamentos, informados pelos Cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais, além de informações sobre as separações e os divórcios declarados pelas Varas de Família, Foros, Varas Cíveis e Tabelionatos. Os resultados evidenciam, em especial, o declínio do sub-registro de nascimento no Brasil, com a progressiva melhoria da cobertura desses assentamentos em algumas áreas do País no período de 2000 a 2010 e sua convergência com o dado sobre o tema obtido pelo Censo Demográfico 2010. Destaca-se, também, nesta edição, o crescimento dos divórcios e a redução dos processos e escrituras de separação em decorrência da legislação vigente, que suprimiu os prazos prévios para requerimento da dissolução das uniões formais sem maiores requisitos burocráticos.

Destacou-se também a publicação, cuja base SIDRA contém as estatísticas dos fatos vitais e dos casamentos, separações e divórcios registrados a partir de 1984.

Os dados ora divulgados constituem importante instrumento para o acompanhamento da evolução da população brasileira, o monitoramento do exercício da cidadania e a implementação de políticas públicas, especialmente na área da Saúde.

Aplicabilidade da Estatística na área de administração

A estatística tem se tornado no decorrer dos anos, uma forte ferramenta de gerenciamento, e coleta de dados dentro dos parâmetros modernos da administração em todo o mundo globalizado.

Este controle é fundamental em muitos dos casos para sobrevivência das organizações, tendo em vista que por meio dela o administrador em posse de informações precisas consegue analisar de maneira coerente qual a melhor tomada de decisões, a eficácia de seu produto e logicamente a lucratividade do seu negócio.

A estatística auxilia as empresas no controle de suas informações, Interligando diversas áreas, sejam elas matemáticas, econômicas, administrativas, ou humanas, devido a sua capacidade de traduzir rapidamente a estrutura real dos dados coletados.

Dentro da administração de forma geral podemos entender que a estatística possui um papel vital de análise, transparência e divulgação das melhores escolhas no dia a dia financeiro e econômico das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com