TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução às estatísticas: uma visão geral das estatísticas

Tese: Introdução às estatísticas: uma visão geral das estatísticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  Tese  •  936 Palavras (4 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 4

ÍNDICE

Introdução 2

Introdução à Estatística: Uma visão geral da estatística 3

Aplicação da Estatística na área administrativa 3

Planejamento de experimentos 4

Procedimento prático utilizado 5

Considerações Finais 9

Referências Bibliográficas 10

Introdução

Os estudos estatísticos estão relacionados às situações que envolvem planejamentos, coleta de dados, organização de informações, análise das informações coletadas, interpretação e divulgação de forma clara e objetiva.

A estatística nos fornece as técnicas para extração de informação de dados, os quais são muitas vezes incompletos, é objetivo da Estatística extrair informação dos dados para obter uma melhor compreensão das situações que representam.

Neste trabalho serão abordados alguns temas dados em aula como: Introdução à Estatística, Planejamento de experimentos, Gráficos e representações, Medidas de tendência central, com o intuito de aprimorar o conhecimento do grupo. O mesmo será apresentado através de relatórios elaborados a cada etapa apresentada a professora e no final será entregue um relatório geral de todo conteúdo.

Introdução à Estatística: Uma visão geral da estatística

Podemos observar que a estatística é considerada uma ciência nova, porém ela existe desde a antiguidade onde eram usados os dados coletados para saber mais informações sobre a população, e também seu poder aquisitivo.

No Brasil, o órgão responsável pela criação de pesquisas estatísticas é o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que dentre algumas de suas funções estão: fazer a contagem da população e mostrar como o país evolui através do trabalho.

Atualmente a estatística está presente em várias áreas onde se faz necessária a coleta de dados e informações para melhoria e análise de procedimentos e resultados.

Nas indústrias, por exemplo, é essencial o uso da estatística, pois só assim pode-se saber em quais setores e quais serão as melhorias e mudanças a serem feitas, para que a empresa cresça e se desenvolva. Não somente no processo de produção como pudemos notar na indústria de fundição do Norte Catarinense, lido no artigo proposto, como também nos recursos humanos, onde se coletam dados e informações sobre os colaboradores, como por exemplo, o desenvolvimento, salários, faltas, atrasos e o nível de conhecimento.

Aplicação da Estatística na área Administrativa

Podemos citar alguns lugares, situação ou problemas onde a aplicação da estatística ocorre na área administrativa.

Seguem abaixo alguns desses exemplos:

• No setor de RH, onde podem ser feitas pesquisas para saber do desenvolvimento de todos ou de alguns colaboradores da empresa;

• Na pesquisa de mercado, onde o futuro proprietário da empresa procura saber sobre clientela, localização e demais dados que ele necessite coletar para evitar possíveis problemas ou até a falência no futuro;

• Na pesquisa de satisfação dos clientes, onde a partir dos resultados a empresa consegue identificar pontos a melhorar nos produtos e/ou serviços prestados, e evitar assim futuros problemas que possa haver com seus produtos e/ou serviços.

Planejamento de experimentos

Tipos de amostragem:

A amostragem pode ser: Probabilística ou Não probabilística, nesta etapa falaremos apenas da amostragem Probabilística, onde todo o elemento da amostra tem a mesma probabilidade conhecida, e diferente de zero, de pertencer à amostra. Caso contrário, a amostragem será não probabilística.

A amostragem probabilística implica um sorteio com regras, cuja realização só pode ser feita se a população for finita totalmente acessível. Pode ser classificada como:

• Aleatória simples;

• Aleatória estratificada;

• Aleatória por conglomerado ou Sistemática.

 Aleatória simples:

É o método mais usado no processo de amostragem. Os elementos da amostra são escolhidos aleatoriamente, por meio de sorteio ou de qualquer outra forma que seja aleatória. Também pode ser definida como um conjunto de variáveis aleatórias independentes e com a mesma distribuição.

 Aleatória estratificada ou proporcional:

É definida proporcionalmente ao tamanho de cada estrato da população, que pode ser dividida em subgrupos que consistem em indivíduos semelhantes entre si, pode-se obter uma amostra aleatória de pessoas em cada grupo. Por fim combina-se o resultado de cada estrato para estimar parâmetros da população.

 Aleatória por conglomerado ou Sistemática:

A população é dividida em diferentes conglomerados (grupos), extraindo-se uma amostra apenas dos grupos selecionados, e não de toda a população. O ideal seria que cada conglomerado representasse o total da população. Na prática escolhem-se aleatoriamente algumas regiões, em seguida algumas sub-regiões e finalmente, alguns lares, para realização da pesquisa.

Os elementos da amostra são escolhidos segundo um intervalo fixo, onde cada elemento pode ser identificado pela sua posição.

Uma linha de produção, por exemplo, a cada vinte itens produzidos retiraram um para pertencer à produção diária. No caso da nossa atividade utilizamos o processo de Amostragem Aleatória Simples para realização do processo, onde todos os produtos tinham a mesma chance de ser selecionados para pesagem, porém só foram escolhidas 100 amostras, representando toda a população.

Procedimento prático utilizado:

Para realizarmos esta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com