TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LDR - Sensores E Atuadores

Exames: LDR - Sensores E Atuadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  768 Visualizações

Página 1 de 3

Experimento: Funcionamento de um LDR.

MATERIAL UTILIZADO

Equipamentos:

- 1 Multímetro;

- 1 Fonte de Tensão DC;

- 1 Protoboard

Componentes:

- 3 resistores de 10K;

- 1 resistor de 330Ω;

- 1 LDR;

- 1 Amplificador Operacional LM741;

- 1 LED;

Funcionamento de um LDR

O LDR, como o próprio nome já diz, é um Resistor Dependente de Luz (Light Dependent Resistor), ele é um resistor que varia de acordo com a intensidade de luz que incide sobre ele.

A resistência do LDR varia de forma inversamente proporcional em relação à quantidade de luz que incide sobre ele, ou seja, quanto maior for a quantidade de luz sobre um LDR, menor será sua resistência.

Abaixo temos a foto de um LDR e sua simbologia:

Para observar na prática o funcionamento de um LDR utilizamos o seguinte circuito:

Neste circuito temos 2 divisores de tensão ligados às entradas não inversora e inversora de um amplificador operacional. Um divisor de tensão possui 2 resistores de 10KΩ (R1 e R2) ligados a entrada não inversora e o outro com o LDR e um resistor de 10KΩ (R3) ligados a entrada inversora. Na saída desse amplificador temos uma resistência de 330Ω ligada a carga (LED).

Quando a tensão que alimenta na entrada não inversora for maior ou igual à tensão que alimenta a entrada inversora, o amplificador irá acender o LED, quando a alimentação da entrada não inversora for maior, o LED ficará apagado.

Sendo assim, sempre que a resistência do LDR for maior ou igual a 10KΩ (ou a tensão que alimenta a porta inversora for menor que 6V), o LED acenderá, mas quando for menor do que 10KΩ (ou a tensão que alimenta a porta inversora for maior que 6V), o LED ficará apagado.

Controle do Circuito Através do LDR

Neste caso, não incide sobre o LDR luz alguma, assim ele estará com sua resistência máxima (aproximadamente 590KΩ) e caíra sobre ele quase toda a tensão da fonte de 12V, sobrando para a entrada não inversora cerca de 0,2V. Sendo assim, o LED irá acender, pois a tensão que chega à porta não inversora (6V), é maior do que a que chega na porta não inversora.

Agora já incide alguma luz sobre o LDR, mas sua resistência ainda é mais alta do que 10KΩ, aproximadamente 48KΩ, então, o LED continuará aceso.

Agora, a luz que incide sobre o LDR deixou o mesmo com exatamente 10KΩ, sendo assim, a tensão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com