TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medidas da tendência central

Relatório de pesquisa: Medidas da tendência central. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.486 Palavras (6 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 6

Medidas de tendência central

Para nos ajudar a compreender as semelhanças e as diferenças entre os indivíduos, possuímos algumas técnicas úteis para descobrir a média, ou valor típico, de uma distribuição. Conhecer a média do QI para uma determinada turma pode ajudar-nos a planear o currículo, a decidir o nível a que devem ser ensinados alguns dos temas, ou a escolher livros na biblioteca. A informação acerca do valor típico de uma distribuição permite-nos interpretar de forma mais significativa todos os resultados da distribuição.

E o valor que divide os dados ao meio, ou seja, 50% dos valores estarão a esquerda e 50% dos valores estarão a direita da mediana. Para n par, a mediana e calculada como a média dos dois valores centrais.

Os estatísticos têm três métodos para obter o valor típico de uma distribuição, e cada um deles permite, quando utilizado de forma adequada, obter uma imagem tão correcta quanto possível da distribuição. Estes métodos fornecem as chamadas medidas de tendência central, assim designadas porque descrevem o resultado típico, médio ou central de uma distribuição; informam-nos acerca do resultado de um indivíduo médio ou típico. A escolha do método mais adequado pode ser difícil, pois a interpretação dos dados pode variar acentuadamente em função do método utilizado

Alguns Problemas Econômicos:

- Por que a expansão da moeda e do crédito pode gerar

inflação ?

- Por que o nordestino possui uma renda per capita muito

inferior à do paulista ?

- Como pode uma desvalorização cambial conduzir a uma

melhoria na balança comercial e uma redução do salário

real ?

- Até onde juros altos reduzem o consumo e estimulam a poupança?

- Por que a taxa de juros de mercado e o preço esperado

de venda do produto são dados importantes para as

decisões de investimento das empresas ?

- Por que a renda dos agricultores se eleva quando ocorre

uma estiagem que reduz a produção ?

- Por que a alta de preço do cafezinho reduz a demanda de

açucar ?

- Por que estudar economia quando o lazer é mais atraente ?

Sua Concepção:

A economia repousa sobre os atos humanos e é por excelência uma ciência social. Apesar da tendência atual ser a de se obter resultados cada vez mais precisos para os fenômenos econômicos é quase que impossível se fazer análises puramente frias e numéricas, isolando as complexas reações do homem no con-texto das atividades econômicas.

Economia: é uma ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem utilizar recursos produtivos escassos, na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, com a finalidade de satisfazer às necessidades humanas.

Técnicas amostragem probabilística

A amostragem será probabilística quando cada elemento da população tem uma probabilidade conhecida e igual de ser selecionado. Caso contrário, a amostragem será não probabilística. Segundo essa definição, a amostragem probabilística implica um sorteio com regras bem determinadas, cuja realização só será possível se a população for finita e totalmente acessível.

A grande vantagem deste método é que os resultados obtidos na pesquisa podem ser projetados para a população total I Tipos de amostragem probabilística: a)Amostragem.aleatória.simples (AAS)

b) Amostragem estratificada;

c).Amostragem sistemática;

d)Amostragem porconglomerado.

a) A amostragem aleatória simples (AAS) é a maneira mais fácil para selecionarmos uma amostra probabilística de uma população. Ela é composta por elementos retirados ao acaso da população. Então todo elemento da população deve ter igual probabilidade de ser escolhido para a amostra. Esse procedimento de amostragem possui dois critérios:

- pode ser feita amostragem aleatória simples sem reposição;

- pode ser feita amostragem aleatória simples com reposição.

A amostragem aleatória simples sem reposição é um processo bastante utilizado principalmente pela sua simplicidade. Nela cada unidade amostral, antes da tomada da amostra, tem igual probabilidade de pertencer à ela e quando a unidade é sorteada ela é removida da população ou seja, cada unidade só pode ser escolhida uma única vez.

As amostras por probabilidade são amostras em que os componentes são extraídos da população de acordo com probabilidades conhecidas. O mecanismo de probabilidade pelo qual os componentes são selecionados é especificado antes de iniciada a amostragem e não deixa ao investigador qualquer margem para decidir que itens da população devem ser incluídos na amostra (MERRILL; FOX, 1977).

Os elementos da amostra são selecionados através de alguma forma de sorteio não tendencioso, como por exemplo, tabelas de números aleatórios ou números aleatórios gerados por computador. Com a utilização de sorteio elimina-se a influência do pesquisador na obtenção da amostra, e garante que todos os integrantes da população tem a probabilidade de pertencer à amostra (FRANCO s.d.).

Segundo Fonseca e Martins (1996), os métodos de amostragem probabilística exigem que cada elemento da população possua determinada probabilidade de ser selecionado. Normalmente possuem a mesma probabilidade. Assim, se N for o tamanho da população, a probabilidade de cada elemento será 1/N. São métodos que garantem cientificamente a aplicação das técnicas estatísticas de inferência. E somente com base em amostragens probabilísticas é que se podem realizar inferências ou induções sobre a população a partir do conhecimento da amostra.

Merrill e Fox (1977) citam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com