TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gráfico de Barras

Por:   •  18/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 3

Gráfico de barras

Um gráfico de barras é um gráfico que você pode usar para comparar alturas de barra de medições de categoria. Os gráficos de barras podem ser feitos de contagens de categoria, de diferentes estatísticas por categorias, ou de valores sumários. A altura das barras significa a magnitude dos valores. Por exemplo, as barras poderiam representar: O total de vendas de quatro lojas filiais durante um ano, os diâmetros médios de peças fabricadas por quatro máquinas diferentes em uma fábrica durante uma semana, ou as contagens de visitantes de quatro destinos turísticos locais durante um final de semana.

[pic 1]

Por exemplo, as barras neste gráfico de barras representam as contagens de falhas na pintura em uma peça de automóvel.

Gráfico de colunas

Gráficos de colunas são úteis para mostrar dados muda ao longo de um período de tempo ou para ilustrar comparações entre itens. Nos gráficos de coluna, as categorias normalmente são organizadas ao longo do eixo horizontal e os valores ao longo do eixo vertical.

[pic 2]
O gráfico acima mostra que, dentre alguns Estados brasileiros, o Rio de Janeiro se destacou no percentual de vendas de uma determinada empresa, alcançando o maior volume.

Gráfico de setor

Um gráfico de setores é um gráfico que você pode usar para representar a proporção de cada categoria nos dados. O setor é dividido em setores, com cada setor representando uma categoria de dados. Ao comparar e contrastar o tamanho dos setores, você pode avaliar a magnitude relativa de cada categoria.

[pic 3]

A imagem acima mostra um gráfico que o gerente de recursos humanos cria para mostrar o percentual de funcionários em cada classificação profissional. O maior setor, Marketing, representa a classificação profissional mais comum. O menor setor, Zeladoria, representa a classificação profissional menos comum.

 Gráfico Cartograma

O cartograma é a representação sobre uma carta geográfica (mapa). Este gráfico é empregado quando o objetivo é o de figurar os dados estatísticos diretamente relacionados com áreas geográficas ou políticas.

[pic 4]

A imagem acima mostra um exemplo de gráfico cartograma.

Diagrama de pareto

O diagrama de pareto é um recurso gráfico utilizado para estabelecer uma ordenação nos problemas que devem ser sanados e sua maior utilidade é a de permitir uma fácil visualização e identificação das causas ou problemas mais importantes. Através de sua utilização, é possível compreender a relação entre as causas e efeitos de um processo, permitindo a localização dos problemas vitais. De maneira prática, ao serem listadas diversas causas raiz, ou causas profundas, é necessário identificar aquelas de maior impacto sobre a eficiência e eficácia do todo. 

[pic 5]

Boxplot

O Boxplot é um gráfico que apresenta a informação contida nos quartis e nos pontos extremos dos dados, permitindo, caso se tenha mais de um caso (por exemplo, dados associados a diferentes valores de uma variável qualitativa), fazer a comparação entre os casos de forma visualmente fácil.

[pic 6]

Intervalo interquartil: 

É a diferença entre o terceiro quartil e o primeiro quartil, ou seja, Q3 - Q1.

Exemplo:

Dados: 1,9  2,0  2,1  2,5  3,0  3,1  3,3  3,7  6,1  7,7 

 

Q1 = 2,05       e        Q3= 4,9

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (170.2 Kb)   docx (75.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com