TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Codigo De Barras

Pesquisas Acadêmicas: Codigo De Barras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2013  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 2

Escrito por: Eng. Luciano T. Junior - Diretor

Um código de barras é um dispositivo gráfico que representa um dado codificado segundo regras pré-estabelecidas cuja leitura (decodificação) ocorre por meio óptico através da refração e absorção da luz.

Originalmente, os códigos de barras eram representados variando as larguras e espaçamentos de linhas paralelas, onde este tipo de código de barras recebe a denominação de código de barras linear, código de barras de uma dimensão (1D). Neste tipo de código de barras temos as simbologias EAN 13, DUN 14, 128 entre outras.

Com a evolução tecnológica de codificação e decodificação foram surgindo outras formas de representação de dados utilizando retângulos, pontos, hexágonos que eram agrupados tanto de maneira horizontal como vertical, criando figuras e matrizes. Esta forma de codificação tanto na horizontal quanto na vertical deu origem aos chamados Códigos de Barras 2D (Código de Barras de Duas Dimensões).

Nos Códigos de Barras 2D como sua representação ocorre tanto na horizontal quanto no sentido vertical existe a possibilidade de codificar uma maior quantidade de dados. Tornando este tipo de código de barras ideal para codificação de grandes de caracteres o que não é possível de se realizar em uma simbologia de código de barras linear. Apesar da maior capacidade de armazenamento deste tipo de código de barras o tamanho ocupado (área impressa) de um código de barras 2D é menor do que um código de barras linear, sendo possível criar código de barras bastante pequenos que podem ser utilizados por exemplo, para identificar circuitos eletrônicos.

Os códigos de barras 2D estão sendo utilizados atualmente pela indústria, em processos de rastreabilidade, logística, publicidade (visto que algumas simbologias 2D podem ser decodificadas por aparelhos de celular) e em algumas áreas específicas o uso deste tipo de simbologia já se torna obrigatória como por exemplo, no Sistema Nacional de Controle de Medicamentos apresentado pela ANVISA e em documentos como o novo passaporte brasileiro.

A utilização de simbologias de código de barras 2D vem ampliar a capacidade de codificação de dados, onde é possível codificar até mesmo blocos de texto o que não é feito por meio das simbologias lineares de código de barras. As simbologias de código de barras 2D ainda mantêm o grande propósito da utilização de código de barras que é a codificação de dados com baixo custo de implantação e uso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com