TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito básico de estatística e sua importância para pesquisa e coleta de dados em geral

Artigo: O conceito básico de estatística e sua importância para pesquisa e coleta de dados em geral. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2014  •  Artigo  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA:

CONCEITOS ESTATÍSTICOS E A IMPORTÂNCIA DA ESTATÍSTICA NAS PESQUISAS.

¬

TUBARÃO

2014

INTRODUÇÃO

A palavra estatística vem da expressão em latim statisticum collegium, que significa: palestra sobre os assuntos do Estado. Este termo provém do primeiro uso da técnica da estatística, que tinha como função o registro de dados (nº de habitantes da população, nº de casamentos...) e a elaboração de tabelas e gráficos para descrever resumidamente uma determinada região em números.

Atualmente a estatística tem aplicações nos mais importantes ramos da ciência e torna-se a cada dia uma importante ferramenta de apoio à tomada de decisões. O objetivo deste trabalho é explicar o principal conceito de estatística e a sua importância nas pesquisas e levantamento de dados em geral.

A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, enriquecida com citações de importantes livros publicados no Brasil e que fazem referência a ciência da Estatística.

¬

1. CONCEITO DE ESTATÍSTICA

Estatística é um conjunto de métodos para o planejamento de estudos e experimentos, obtenção de dados e consequente organização, resumo, análise e elaboração de conclusões baseadas nos dados.

A estatística fornece-nos as técnicas para obter informação a partir de dados, os quais são muitas vezes incompletos, na medida em que nos dão informação útil sobre a área em estudo, sendo assim, é objetivo da Estatística extrair informação dos dados para obter uma melhor compreensão das situações que representam.

Quando se aborda uma problemática envolvendo métodos estatísticos, estes devem ser utilizados mesmo antes de se recolher a amostra, isto é, deve-se planejar a experiência que nos vai permitir recolher os dados, de modo que, posteriormente, se possa extrair o máximo de informação relevante para o problema em estudo, ou seja para a população de onde os dados provêm.

Quando de posse dos dados, procura-se agrupa-los e reduzi-los, sob forma de amostra, deixando de lado a aleatoriedade presente.

Seguidamente o objetivo do estudo estatístico pode ser o de estimar uma quantidade ou testar uma hipótese, utilizando-se técnicas estatísticas convenientes, as quais realçam toda a potencialidade da Estatística, na medida em que vão permitir tirar conclusões acerca de uma população, baseando-se numa pequena amostra, dando-nos ainda uma medida do erro cometido.

O objetivo da estatística é, em grande parte, o uso de dados amostrais para se fazer inferências (generalizações) sobre uma população inteira. A importância da estatística reside no esforço do homem para melhor compreender o mundo, tanto do ponto de vista físico como social.

1.1. POPULAÇÃO

População é o conjunto de todos os elementos (pessoas ou objetos) cujas propriedades o pesquisador está interessado em estudar. Em termos do número de elementos que compõem a população ela pode ser classificada como finita ou infinita. Os empregados de uma empresa, as agências de um banco, as ruas de uma cidade etc. são exemplos de populações finitas. Já os pontos de uma linha, o conjunto de números reais etc. constituem populações infinitas.

No caso de uma população infinita, ou finita mas muito grande, torna-se impossível ou impraticável a realização de uma pesquisa exata. Nesses casos , em vez de analisar o todo, examina-se apenas uma pequena parte da população, a qual chamamos de amostra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com