TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito e a importância da estatística descritiva

Artigo: O conceito e a importância da estatística descritiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  Artigo  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO:

A estatística descritiva é um processo de obtenção de dados que dependeda intervenção do individuo sobre os elementos de uma amostra, para melhor descrever sua organização.

Para concluir o resultado de uma amostra sobre determinada população, são necessárias o uso das medidas de posição, medidas de dispersão e a variabilidade que auxiliam na analise dos dados facilitando o entendimento das fórmulas. A estatística descrita apresenta gráficos e tabelas que auxiliam na tomada de decisões, sendo assim, a medida de posição é indispensável para localização da curva de frequência no eixo horizontal do gráfico.

Através dessas informações o individuo consegue um maior desempenho na área de administração, com grande participação no controle de qualidade, fazendo com que melhore o sistema de produção na organização.

Todas as medidas de posição, dispersão e variabilidade são fundamentais para medir, calcular, e definir a amplitude, valores percentuais, dimensões e média populacional de um determinado espaço em evidência com o tempo. A mediana é a ordem crescente ou decrescente de um grupo de dados, se o número de observação for impar a mediana será a observação central e se o número de observação for par, a mediana será a média entre os dois pontos do meio de conjunto.

A média é a soma dos valores divididos pelo número total de observação de uma amostra.

A moda é um conjunto de valores que apresenta a maior frequência dentro da amostra.

A dispersão indica a variação dos dados, apontandose a amostra é confiável ou não.

Portanto, cada uma dessas medidas tem uma função que determina o resultado.

Conclusão

Ao final dessa etapa concluímos que o uso das medidas de posição e dispersão é importante para alcance dos resultados das questões propostas. Observamos que tais medidas são usadas desde questões do dia-a-dia, até em analises para uma futura tomada de decisão, assim como se pode observar na medida de dispersão, que da a analise de uma amostra determinando se ela é confiável ou não.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com